Geral

27 de 02 de 2023, 17:09

Diário

Milhares de beatas de cigarros apanhadas por voluntários no centro histórico de Viseu

Iniciativa juntou voluntários da APPACDM, da AVISPT21 e da Associação Portuguesa de Educação Ambiental

beatas cigarros

Fotógrafo: CIM Viseu Dão Lafões

Vinte voluntários de Viseu conseguiram recolher cerca de 3.000 beatas de cigarros nas ruas do centro histórico da cidade numa iniciativa dinamizada pelo Europe Direct Viseu Dão Lafões.

A iniciativa juntou voluntários da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu e da Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21 na passada quinta-feira (23 de fevereiro).

O objetivo da iniciativa "Beata no chão gera poluição" foi o de sensibilizar a população para a limpeza das ruas e a importância da proteção ambiental. O Rossio, a Rua do Comércio, o Adro da Sé, a Rua Direita e a Rua Formosa foram pontos de passagem desta ação.

Além da recolha das beatas, também foram distribuídos folhetos com informação sobre o impacto das beatas nas ruas e cinzeiros portáteis a fumadores, incentivando-os a evitarem deitar as beatas no chão.

José Carlos Almeida, responsável do centro Europe Direct (gerido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões), justificou a ação considerando importante que “todos os cidadãos tenham a noção do impacto nefasto que as beatas causam no meio ambiente”.

O secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, lembrou que “a defesa e preservação do meio ambiente são temas que fazem parte do ADN” da comunidade.