Geral

27 de 05 de 2022, 10:50

Diário

Voluntários precisam-se para campanha do Banco Alimentar

Instituição apela à disponibilidade de pessoas nomeadamente em Tondela, Mangualde e Lamego. Recolha de alimentos decorre este fim de semana

banco alimentar saco

O Banco Alimentar de Viseu vai realizar este fim de semana uma nova recolha de alimentos na região. A campanha vai continuar a decorrer apenas nas grandes superfícies.

A instituição recolheu quase 33 toneladas de bens alimentares em apenas 18 grandes superfícies da região, na última campanha que decorreu no final do ano passado.

Fátima Ribeiro, presidente do Banco Alimentar contra a Fome de Viseu, diz ao Jornal do Centro que a solidariedade não tem faltado nas campanhas, mas admite que, com a pandemia, podem faltar voluntários para ajudar na ação solidária.

“Há sempre pessoas fantásticas que nos ajudam e que vestem a camisola do Banco Alimentar, mas estamos nesta fase em que é sempre um pouco mais difícil fazer a programação porque há voluntários que estão inscritos e que não conseguem estar muitas vezes por motivos de Covid e temos de ter sempre uma equipa extra para colmatar essas falhas”, explica.

Fátima Ribeiro lança o apelo para que mais pessoas se inscrevam como voluntários do Banco Alimentar, “principalmente em Tondela, Lamego e Mangualde”. “Se houver pessoas que possam dar duas horas do seu tempo, quer seja no sábado ou no domingo, serão muito bem-vindas e temos lugar para elas”, diz.

Segundo a dirigente do Banco Alimentar, a campanha vai contar com voluntários nas lojas Pingo Doce, Auchan, Continente, Lidl e Intermarché. “Não conseguimos fazer ainda as lojas mais pequenas por causa da Covid e porque não há condições de segurança para o fazer. Portanto, esta campanha vai estar centrada nas grandes superfícies comerciais”, frisa.

Por isso, Fátima Ribeiro apela à solidariedade de todos para esta campanha e para ajudar quem mais precisa. “Quem quiser que vá às compras e ajude. Podem comprar e dar qualquer tipo de alimentos. Não interessa aquilo o que se dá, interessa sim a boa vontade com que se dá porque tudo conta”, pede.

A presidente do Banco Alimentar de Viseu reforça que, numa altura “que tem sido difícil para muitas famílias”, é preciso “ajudar, ter boa vontade e abrir o nosso coração à generosidade”.

A instituição recolhe pacotes de leite, massa, arroz e azeite. Podem ainda ser doados feijão enlatado, latas de atum ou salsicha, entre outros bens.

Em paralelo, também decorrerá até 5 de junho a campanha Ajuda Vale, com vales disponíveis nos supermercados e no site www.alimentestaideia.pt.