Geral

19 de 08 de 2021, 15:29

Diário

Vouzela vai construir novo passadiço no Castro de Ribamá

Investimento será de cerca de 137 mil euros. Obras deverão arrancar ainda neste mês de agosto

implantação castro ribamá

A Câmara de Vouzela anunciou que vai construir um novo passadiço no percurso pedestre do Castro de Ribamá, na localidade de Queirã.

O investimento será de cerca de 137 mil euros e as obras deverão arrancar ainda neste mês de agosto, disse a autarquia.

O percurso terá cerca de dois quilómetros de distância e fará parte do projeto da Rota dos Castros, uma rota turística automóvel que irá promover seis castros do concelho de Vouzela.

A nova rota integrará o Castro de Zibreiro (situado em Farves), o Castro do Gralheiro (Alcofra), o Castro do Cabeço do Couço (Campia), o Castro do Cabeço do Crasto (Campia), o Castro da Senhora do Castelo (Vouzela) e o Castro de Ribamá (Queirã).

Numa nota, o município de Vouzela explica que a Rota dos Castros terá como objetivo “a dinamização e valorização deste tipo de património, cuja localização é geralmente colocada a norte do rio Douro”.

O presidente da Câmara, Rui Ladeira, refere que os castros tiveram “uma particular expressividade na região de Lafões”, um facto descoberto em trabalhos arqueológicos realizados nos últimos anos. “Este facto é justificado pela riqueza metalífera desta região, sobretudo em estanho”, afirma o autarca.

O Lafões foi, sobretudo durante os séculos XII e XI antes de Cristo, “palco de contactos de povos vindos do Mediterrâneo, mas também do Centro da Europa”.

“Foram precisamente esses contactos que fizeram com que o primeiro milénio antes de Cristo tivesse sido a época de maior florescimento económico de sempre desta região e tivesse sido desenhado o esboço das primeiras cidades, de poder e domínio”, afirmou Rui Ladeira.