Geral

21 de 04 de 2021, 09:49

Autárquicas'21

Autárquicas: Fernando Figueiredo avança pelo Iniciativa Liberal em Viseu

Ex-CDS vai liderar lista à Câmara. Bernardete Santos é a cabeça de lista para a Assembleia Municipal

fernando figueiredo viseu coronel

Fernando Figueiredo vai avançar como candidato do Iniciativa Liberal para a Câmara de Viseu nas autárquicas deste ano. O anúncio foi feito pelo partido nas últimas horas.

O coronel de infantaria na reforma, que já foi deputado do CDS na Assembleia Municipal e também na Assembleia Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, lidera assim a lista liberal para a autarquia viseense e tem como objetivo “tornar a cidade, o concelho e a região livres, prósperos e dinâmicos, quebrando com um longo ciclo de governação local do PSD”.

Licenciado em Ciências Socioeconómicas, Culturais e Militares e mestrando em Gestão de Recursos Humanos, Fernando Figueiredo, de 59 anos, teve um longo currículo no serviço militar, tendo estado em várias missões do Exército e comandando a missão PKF/UNTAET para a manutenção da paz em Timor-Leste. Foi ainda consultor político-militar, tendo sido inclusive mentor junto do governo do Iraque durante uma missão local organizada pela NATO.

Casado e com três filhos, Fernando Figueiredo foi ainda membro do Centro Distrital de Operações da Proteção Civil de Viseu e Guarda, fundador do Clube de Orientação de Viseu, presidente da Associação de Andebol de Viseu e responsável da Comissão de Segurança do Mundial de Andebol de 2003, que passou pela cidade viseense.

A acompanhar Fernando Figueiredo, está Bernardete Santos, que vai estrear-se na política ativa como cabeça de lista à Assembleia Municipal, o órgão autárquico que é, para o partido, “o principal objetivo eleitoral” em Viseu.

Natural de Braga, tem 49 anos e vive em Santa Comba Dão. Casada, tem dois filhos e dois enteados e é licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É gestora comercial numa empresa multinacional de distribuição farmacêutica.

Segundo o Iniciativa Liberal, Bernardete Santos “tem uma forte e constante ligação à cidade e ao concelho de Viseu, enquanto motor da região Viseu-Dão Lafões, e aceitou o desafio de saltar do anonimato da sociedade civil para a política ativa, dando a cara e a dedicação pelas ideias liberais”.

Antes deste anúncio, já o Iniciativa Liberal tinha anunciado 100 medidas que queria ver implementadas em Viseu. As propostas estão divididas nas temáticas de empresas, fiscalidade, juventude, saúde, educação, social, cultura, turismo, ambiente, território, mobilidade, transparência e descentralização, com o objetivo de “tornar Viseu uma cidade mais atrativa para empresários, trabalhadores, estudantes, jovens, turistas e residentes”.

Entre as medidas, o Iniciativa Liberal propõe a “implementação de um orçamento de base zero anual para a Câmara Municipal”, além da redução da taxa de participação municipal no IRS dos 4 para os 2 por cento até 2025 e da criação de um seguro municipal de saúde para colmatar o acesso aos cuidados.

Os liberais propõem ainda a contratualização com entidades privadas para prestar serviços de educação, a descentralização da Feira de São Mateus, a reponderação do projeto Viseu Arena “envolvendo agentes privados na solução” e a concessão a privados da gestão de monumentos municipais e outros patrimónios edificados “para programas de exploração e conservação”, assim como a integração de todas as linhas do sistema de transportes públicos MUV e a criação de portais de transparência e recrutamento autárquico, entre outras.

No programa também consta a relocalização do Mercado Municipal para o Mercado 2 de Maio, onde estão a decorrer atualmente obras de requalificação e cobertura. Mesmo assim, os liberais também propõem uma “reabilitação da atual localização ou estudo de novo espaço onde não cause maior constrangimento a produtores, clientes e ordenamento urbano”.

Além de Fernando Figueiredo, também já estão confirmados como candidatos para as autárquicas em Viseu o socialista João Azevedo, ex-presidente da Câmara de Mangualde e atual deputado no Parlamento, e Pedro Calheiros, do Chega. João Paulo Gouveia, atual vice-presidente, já demonstrou disponibilidade pelo PSD.