Geral

29 de 09 de 2021, 10:00

Autárquicas'21

Câmara de Vila Nova de Paiva governada pelo PS em minoria

Novo presidente da autarquia garante que não vai fazer coligações e que espera um ambiente de colaboração com a oposição. PS tem dois vereadores, os mesmos que o PSD. Nós Cidadãos! tem um

câmara de vila nova de paiva 2

O novo presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, promete governar a autarquia em minoria. A garantia foi dada depois de o PS ter conseguido manter o comando do município, agora com dois mandatos.

Os socialistas venceram as autárquicas de domingo (26 de setembro) em Vila Nova de Paiva com 43,59 por cento dos votos. Já o PSD ficou em segundo lugar com 34,16 por cento, garantindo também dois vereadores. O Nós Cidadãos! conseguiu chegar à autarquia com um mandato, após ter recolhido 16,80 por cento.

Em declarações ao Jornal do Centro, Paulo Marques, o futuro presidente, garante que não vai fazer coligações e espera que haja um ambiente de colaboração no executivo municipal sem grandes contratempos.

“A solução que encontrei para governar com alguma estabilidade é exatamente aquela que o povo me deu. Vou governar em minoria e, caso a caso, vamos vendo como as coisas correm. Não está nos meus planos fazer qualquer coligação e disse-o na minha campanha. Por isso, vou governar pelos paivenses e, a partir daí, a oposição fará o que entender mas entendo que, estando pelo bem e futuro melhor do concelho, não haverá grandes constrangimentos”, diz.

Paulo Marques acrescenta que não se trata de a oposição ‘facilitar’ o trabalho do executivo. O novo autarca reafirma que “o caminho faz-se caminhando”. “Vamos ver como vai correr. As atitudes ficarão sempre com quem as tomar, mas creio que haverá sempre um ambiente de colaboração entre todos e estou certo que isso acontecerá porque todos queremos o melhor para o concelho”, acrescenta.

Por isso, o novo presidente da Câmara promete adotar uma estratégia de diálogo com a oposição. “Sempre dialogando, falamos com todos. Sempre o dissemos na nossa campanha e o que dizemos na campanha fazemos depois. Queremos falar com todos, incluindo os vereadores da oposição”, assegura.

Paulo Marques acredita que, na Assembleia Municipal, o PS vai garantir a maioria com os sete deputados e os quatro presidentes de junta eleitos pelo partido.

“De sete passamos para 11, por isso não haverá grandes problemas. Também em 2009, quando concorri para presidente da Assembleia Municipal, não tínhamos maioria, acabámos por tê-la e não houve qualquer problema. Já estamos habituados a isto no nosso primeiro mandato. Por isso, só podemos esperar coisas boas”, afirma.


Nós Cidadãos! promete trabalhar em prol do concelho

Já António Tavares, vereador eleito pelo Nós Cidadãos!, garante que o partido vai aprovar ou chumbar projetos de acordo com o programa que levou a votos nestas autárquicas.

“Sempre tivemos o propósito de contribuir para a melhoria das pessoas no concelho. Nós temos um projeto próprio. Tudo o que for dentro do nosso projeto e que seja para o bem da comunidade em geral apoiaremos e, em tudo o que se desviar dessa trajetória, nós teremos uma voz ativa e vincar a nossa posição”, reforça.

António Tavares assegura ainda que o trabalho do Nós Cidadãos! vai ser sempre feito para ajudar o concelho de Vila Nova de Paiva. “Nós estamos aqui para assumir as nossas responsabilidades e fazer tudo para que o concelho evolua, que era a nossa pretensão. Não vamos arredar dos nossos objetivos e vamos contribuir e trabalhar em conjunto para o bem do nosso concelho”, remata.

Contactado pelo Jornal do Centro, o vereador eleito pelo PSD, José Manuel Rodrigues, prometeu declarações para mais tarde.