Geral

26 de 03 de 2021, 19:48

Infografias

Região de Viseu com Rt abaixo de 1

Há apenas três concelhos com taxa de incidência acima dos 120 casos por 100 mil habitantes

gráfico 26 de março

A região de Viseu tem um índice de transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2 abaixo de 1 e há apenas três concelhos com taxa de incidência acima dos 120 casos por 100 mil habitantes, de acordo com os casos reportados nos últimos 14 dias.
O investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Baltazar Nunes, que integra o grupo de peritos que presta apoio ao Governo na tomada de decisões no âmbito da pandemia de covid-19, tinha alertado que o Rt está a aproximar-se de 1, o limite de fixado na análise da evolução do plano de desconfinamento.
“É natural que haja o abrandar da velocidade de decréscimo, embora também tenha os seus riscos”, sublinhou Baltazar Nunes, sem deixar de notar que a incidência cumulativa de casos por 100 mil habitantes a 14 dias está abaixo do limiar de 120.
Estes indicadores – o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 – são os dois critérios definidos pelo Governo para a avaliação continua que está a ser feita do processo de desconfinamento que se iniciou a 15 de março.
E na região de Viseu, os valores da pandemia estão a estabilizar e os números de casos a baixar. A título de exemplo, há duas semanas tinham sido reportadas 63 infeções, enquanto que esta semana que termina foram 58.
Nos últimos dias foram conhecidos alguns casos em Carregal do Sal, mas, segundo as autoridades, tratam-se de pessoas de duas famílias, cujo rastreamento e contenção já estão efetuados. Esta semana ficou-se ainda a saber que a variante brasileira “entrou” em Viseu. Trata-se de um cidadão que chegou ao concelho no início do mês e que também já esta sinalizado, assim como a cadeia de transmissão.

graficos 26 de março
graficos 26 de março
graficos 26 de março