Geral

10 de 10 de 2021, 08:11

Lifestyle

"Descobrir Vila Maior" num palco de artes

Concurso de fotografia com inscrições abertas até 31 de outubro

vila maior

O “Descobrir” regressou a Vila Maior e conquistou as cerca de 60 pessoas que participaram neste evento multicultural realizado a 5 de outubro de 2021.
A Quinta das Fontes, situada na freguesia de Vila Maior, no concelho de São Pedro do Sul, foi a anfitriã dos vários “palcos” de artes, como poesia, pintura, teatro, literatura, música, entre outras, num dia que também ficou marcado por outros eventos: yoga, caminhada na natureza e gastronomia regional. Houve ainda tempo para degustação dos vinhos de oito produtores de Lafões, a saber: o vinho Lafões da Quinta da Moitinha, o vinho Encostas de Lafões, os vinhos da Quinta da Comenda, o vinho da Quinta do Gato, os vinhos Encostas de Mosteirinho, o vinho O Contestado, o vinho Machado da Quinta da Ponte e o vinho Chão do Vale da Quinta de São Francisco.
O “Descobrir Vila Maior 2021” coincidiu não apenas com a celebração do 111.º aniversário da República Portuguesa e dos 110 anos de existência da Casa de Lafões (Lisboa), como também com a comemoração do 2.º aniversário do livro “Descobrir S. Pedro do Sul”, uma publicação que procura valorizar o património e desenvolver o turismo no concelho através da fotografia.
Ao nível das artes, o som dos “Sax on the road” animou os presentes. A combinação da música com a poesia foi outro momento que brindou o públivo pela voz e sonoridade(s) dos “A Cor D'Arte”.
A Amakura e a ATEF também foram sólidos pilares coletivos no sucesso da mostra cultural, com as suas atividades e práticas artísticas.
A gastronomia regional não faltou à festa com a Vitela à Lafões, confecionada pela Tasquinha de Lafões, e o vinho da Quinta da Moitinha, com o acompanhamento e a presença da Confraria dos Gastrónomos de Lafões.
As terras de Lafões foram enaltecidas pela voz de Maria João Alves Farreca, que recitou o “Hino de Lafões”, num momento de partilha que culminou com um brinde com os vinhos da região e o bolo do 2.º aniversário do livro.
Ao contrário do sucedido nas quatro edições anteriores, em que o evento e o concurso de fotografia decorriam em simultâneo, na edição de 2021, o concurso de fotografia do “Descobrir Vila Maior 2021” teve início a 10 de setembro e terá como data final para envio das fotografias o dia 31 de outubro.
Em 2021, estão a concurso quatro categorias: Vila Maior, São Pedro do Sul e Lafões, com um conjunto de cinco fotografias, e uma fotografia e um slogan especificamente sobre Vila Maior.