Geral

08 de 04 de 2021, 17:38

Lifestyle

Do ecrã para os museus e rua. Nova aplicação conduz visitantes

Aplicação faz visitas guiadas através do telemóvel dos visitantes. Está disponível em português, inglês, espanhol, francês, Língua Gestual Portuguesa e Gesto Internacional

App Walk Viseu

Já está disponível para download a nova aplicação do Município de Viseu. Chama-se Walk Viseu e coloca à disposição dos visitantes da Cidade-Jardim uma nova ferramenta que permite visitas guiadas seguras, e ao ritmo de cada um, aos Museus Municipais e Centro Histórico. Uma solução tecnológica, intuitiva e inclusiva com recurso dispositivos móveis.

Com a APP, em cada Museu Municipal – Museu de História da Cidade, Museu Almeida Moreira, Polo Arqueológico de Viseu (Coleção Arqueológica José Coelho), Casa da Ribeira, Museu do Quartzo, Museu do Linho de Várzea de Calde e Quinta da Cruz -, os visitantes têm a possibilidade de ler e ouvir a descrição de cada uma das salas, onde lhes são referenciadas informações chave para a compreensão das exposições.
No caso do circuito turístico pelo Centro Histórico, os visitantes têm acesso a 27 pontos de informação que podem selecionar através de um mapa da cidade, onde também verificam o local onde se encontram.

Toda a informação é disponibilizada de forma escrita e áudio em português, inglês, espanhol e francês. A APP possui, também, uma versão em português adaptada ao público infantil. Inclui, ainda, vídeo em Língua Gestual Portuguesa e em Gesto Internacional. Para além disso, permite instalar apenas o idioma que o visitante pretende, ocupando o espaço essencial para o seu correto funcionamento. 

O desenvolvimento da aplicação foi coordenado pelo Município de Viseu e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da sua Linha de Apoio ao Turismo Acessível. Esta linha teve por objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos, de recursos e de serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas.

A APP é totalmente gratuita e está disponível nas stores para Android e iOS.