Geral

08 de 04 de 2021, 17:45

Lifestyle

Galeria Cava reabre com exposição de pintor holandês

Pintura de Adri Schnater centra-se em obras inspiradas na mitologia chinesa

Galerias Cava

A Galeria Cava, em Viseu, reabriu neste sábado, 10 de abril, com a exposição “Don’t Move – No meu Mundo de Ovos” que permanece em exibição até 9 de maio.

Situada na Rua Dom Duarte, a exposição de pintura de Adri Schnater, um pintor holandês que reside em Portugal há dois anos, centra-se em obras inspiradas na mitologia chinesa, onde o seu “ponto de vista como ser humano e o mundo metafísico que o próprio cria para responder às suas questões existenciais” também está representado.

Inês Flor, responsável pela Galeria Cava, confessa que tiveram que se adaptar à pandemia, sendo que o ano anterior não foi favorável para o desenvolvimento de projetos. “As galerias só puderam reabrir dia 5 deste mês, então ainda estamos assim muito fresquinhos”, confessa. Contudo, mostra-se otimista relativamente ao interesse do público na exposição.

“As pessoas que realmente têm interesse neste tipo de arte acabam sempre por vir”, acrescentando que o projeto pretende captar e “educar” mais pessoas, de maneira a conhecer outros tipos de arte, “especialmente a arte mais abstrata, mais contemporânea e experimentá-la”.

A inauguração contará também com a performance sonora do artista plástico Francisco Oliveira, que será filmada em direto e transmitida nas redes sociais da galeria. “Os dois já se conheciam e resolveram que seria uma experiência bonita fazerem esta conjunção de um lado mais visual e outro lado sonoro”, conta Inês Flor.

A exposição pode ser visitada na Galeria Cava de terça-feira a sábado entre as 11h00 e 19h00. A entrada é gratuita, mas requer marcação prévia através do e-mail cava.galeria@gmail.com, sendo que o limite máximo da galeria é de apenas 10 pessoas.

Desde que abriu ao público, em 2019, a Galeria Cava participou na primeira edição do Festival Mescla com uma exposição coletiva de ilustração, organizou duas feiras de Natal com a contribuição de artistas nacionais e uma exposição de pintura com a Joana Araújo e o Luís Ferreira.