Geral

19 de 09 de 2021, 07:49

Lifestyle

Jovem músico junta indie rock com canto polifónico

"Quando o corpo não te convém" é o primeiro single do projeto “O Marta”

o marta

Alhures na Beira Alta, nasce uma nova forma de conviver com a tradição. Por trilhos percorridos que vão desde o indie à eletrónica - O Marta - projeto a solo de Guilherme Marta, volta-se para as terras da sua infância, entre São Pedro do Sul e Arnas, numa redescoberta da sua aura.

Seja a compleição da percussão tradicional, os viscerais cantos polifónicos da região beirã, ou as carismáticas melodias de guitarra, “O Marta” respira nova vida ao encontro moderno do indie rock com o folclore português.


“O Marta” é o mais recente projeto de Guilherme Marta, que promove uma abordagem contemporânea ao folclore polifónico das beiras.
O artista começou o seu estudo musical em 2008, aprendendo piano e guitarra. Mais tarde forma a sua primeira banda de originais, intitulada de Blazerdog, que iniciou uma tour em 2015, atuando em vários entre Viseu e Coimbra. A banda gravou ainda um single, antes do seu término em 2016.

No mesmo ano Guilherme Marta iniciou os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde tirou a licenciatura no curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. Durante estes anos formou uma banda chamada Bang Avenue, que lançou em 2019 um EP e mais 4 singles. Em 2020, aos 22 anos, o músico decide virar-se para a exploração do seu “Eu”, começando pelas terras da sua infância, onde descobriu as vozes polifónicas da beira alta, criando um forte laço de inspiração com a música tradicional da sua região.