Geral

08 de 04 de 2021, 17:36

Lifestyle

Moinhos: vai uma volta?

De Cinfães a Tarouca, passando por Nelas. Há muito património para descobrir

Moinho

Assinalou-se esta quarta-feira, 7 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos. Esta data pretende reforçar a importância da atividade dos moinhos e do seu património. Selecionámos alguns moinhos da região para que possa partir à aventura, assim que for possível.


Moinho das Cinco-Rodas, Cinfães

Situado no concelho de Cinfães, o Moinho das Cinco-Rodas ou do Sr. Horácio é um moinho de água de três mós em bom estado de conservação. Pode visitá-lo de carro pela EN 222 ou de comboio (linha do douro), saindo na estação do Mosteiro. A altura indicada para o visitar é no verão. No concelho de Cinfães, pode também visitar o Moinho das Regadas, em Pias/Boassas, e o Moinho da Raposeira, em Raposeira/Boassas.


Moinho do Macho Velho, Nelas

Em Nelas, mais propriamente em Senhorim, encontramos o Moinho de Macho Velho. É um moinho de água com rodízio horizontal recuperado pela Junta de Freguesia em 2014. Pode visitá-lo seguindo a cortada à direita na rotunda do Vinho, em direção à povoação dos Moinhos até encontrar a Ponte do Rio Castelo. Na mesma localidade, pode visitar também o Moinho das Poldras, o Moinho da Pisoeira e Moinho do Rio Castelo. Se os quiser visitar, tem de marcar a sua visita com os responsáveis de cada moinho.


Moinho António da Faia, Tarouca

O Moinho António da Faia, em S. João de Tarouca, é um moinho de rodízio, com dois casais de mós, que se encontra em bom estado de conservação e em funcionamento. Pode visitá-lo saindo na saída 9, da A24, para a N226 em direção Tarouca/Lamego/Moimenta da Beira. Na rotunda, corta na 4º saída em direção a Tarouca, Castanheiro de Ouro, e em frente pela N329, chegando assim a S. João de Tarouca.

Na mesma localidade, pode visitar o Moinho Ananias e o Moinho Valdemar Coutinho. Se quiser visitar os moinhos deste concelho, terá de contactar a Associação Sociocultural de S. João de Tarouca.