Geral

07 de 08 de 2022, 09:00

Lifestyle

Muitas histórias contadas e memórias vividas em freguesias de Viseu

A companhia Mochos no Telhado terminou recentemente a digressão do espetáculo “Deixa-me Contar Antes que Esqueça”, que passou por Rio de Loba, Campo e São João de Lourosa

Deixa-me contar antes que esqueça

Fotógrafo: D.R.

A companhia Mochos no Telhado terminou recentemente a digressão do espetáculo “Deixa-me Contar Antes que Esqueça”, que passou por três freguesias de Viseu.

O espetáculo multidisciplinar, realizado no âmbito do projeto “No Fio da Palavra”, resulta de uma criação artística inspirada na recolha de histórias junto das comunidades de Rio de Loba, Campo e São João de Lourosa.

Criada e interpretada por Ana Arinto, Dennis Xavier, Ricardo Augusto e Sofia Moura, a peça “recontou as histórias associadas à memória coletiva dos populares”. No Campo, contaram-se as histórias do Tio Zé Rolo e do Padre Messiê, de rituais ocultos das raparigas numa casa e até de um filho lobisomem da Tia Micas, que vestia sempre um saiote vermelho.

Já em São João de Lourosa, o espetáculo lembrou a história do morto-vivo a quem as silvas devolveram a vida, as aventuras do Tio Ezequiel e a mulher que ofereceu o cigarro no cano da pistola a um assaltante que lhe pedira lume.

E, em Rio de Loba, foram contadas as histórias do “Diabo e o Nosso Senhor” sobre dois moradores de Travassós de Cima e Travassós de Baixo, das granadas do Belarmino e dos filhos da Maria Lavadeira. Tudo isto, enquanto eram também apresentadas canções sobre rituais como o ciclo do pão e da broa de milho.

As apresentações tiveram lugar em Travassos de Baixo, Barbeita, São João de Lourosa, Rio de Loba e Campo, recebendo cerca de 700 pessoas. O projeto “No Fio da Palavra” irá, em breve, criar uma plataforma online onde disponibilizará as histórias.