Geral

23 de 01 de 2022, 08:39

Lifestyle

Os 12 livros para falar de política com os mais novos

Numa altura em que expressões como governabilidade, maioria, coligação, programa eleitoral, entre outras, proliferam na comunicação diária, pode ser útil clarificar alguns conceitos

criança a ler

A propósito das eleições legislativas do próximo dia 30 de janeiro, sugerimos 12 livros que ajudam a falar com as crianças e jovens sobre democracia, cidadania, participação, luta partidária, entre outros aspetos relacionados com a vida cívica e política.

Numa altura em que expressões como governabilidade, maioria, coligação, programa eleitoral, entre outras, proliferam na comunicação diária, pode ser útil clarificar alguns conceitos.

Os livros eleitos incluem biografias de figuras fundamentais da história portuguesa e mundial, que lutaram pela democracia e pela igualdade, fábulas sobre o processo eleitoral e a representatividade, histórias de entreajuda e cooperação para um bem comum.

As sugestões abrangem todas as faixas etárias, do pré-escolar ao secundário, e vários títulos fazem parte do Plano Nacional de Leitura. As capas estão disponíveis AQUI.


Alfaguara Infantil & Juvenil

A Revolução
Neste segundo volume da coleção curada por Afonso Cruz, o talento de Tiago Galo ilustra a fina e divertida sátira ao espírito revolucionário do inesquecível Slawomir Mrozek.

A Cruzada das Crianças
O que farão os adultos se milhares de crianças saírem à rua para reclamar os sonhos que eles se esqueceram de continuar a sonhar, de pedir a justiça em que há muito deixaram de acreditar? Continuaremos a ignorar estes cruzados com o mesmo cinismo, descrença ou inércia com que tantas vezes olhamos para o mundo que nos rodeia? Ou terá chegado a hora de darmos ouvidos aos sonhos das crianças?

Booksmile

Portuguesas Extraordinárias
A escritora e editora Maria do Rosário Pedreira é a autora deste livro, que apresenta algumas das mulheres mais inovadoras e corajosas da nossa História.


Fábula

Matilde, Vamos Decidir Juntos
Com um projeto no infantário, a Matilde e os colegas começam cedo o despertar da consciência cívica e o espírito participativo.

Caixa de Gratidão
Um pequeno gesto tem o poder de transformar vidas. O papel da entreajuda e da camaradagem em ambiente escolar é tratado neste volume da coleção A Escolha é Minha, de Margarida Fonseca Santos.

Pequenos Livros sobre Grandes Pessoas 6: Nelson Mandela
A persistência e a coragem de Nelson Mandela são uma inspiração para todos. O seu percurso foi marcado pela luta e esperança de tornar a África do Sul um país livre. Integrado numa coleção de biografias de personalidades marcantes da História mundial


Nuvem de Letras

Eleição dos Bichos
De certeza que já ouviste falar de eleições, mas sabes como funcionam? E para que servem? Os animais da selva estão descontentes com o Leão e decidiram eleger um novo governante. Quem será o escolhido?

Meninos Pequenos, Grandes Sonhos: Mahatma Gandhi
Gandhi aprendeu ainda pequeno que a violência não é solução - nem sequer para lutar contra as injustiças, que também ele sofreu.

Meninos Pequenos, Grandes Sonhos: Martin Luther King Jr.
Martin ainda era um menino pequeno quando percebeu que algo terrivelmente injusto estava a acontecer. E prometeu a si mesmo que, quando crescesse, lutaria contra a injustiça com a arma mais poderosa de todas: as palavras. Viria a tornar-se um dos mais importantes ativistas dos direitos civis.

Portuguesas com M grande
Escrito por Lúcia Vicente, apresenta as vidas de algumas das mulheres mais rebeldes que fizeram história e mudaram o mundo em português.


Nuvem de Tinta


Raízes Negras
Lúcia Vicente é a autora este livro que apresenta e celebra pessoas negras visionárias que tiveram a coragem de sonhar e mudar a sua vida.E a dos outros. Com o apoio da CICDR - Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Prefácio de Beatriz Gomes Dias.

Somos os 99%
Um livro para te abrir os olhos e te ajudar a descobrir que medidas podes tomar para mudar uma realidade que te afeta tanto ou mais do que a qualquer outra pessoa. Não acreditas?