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25 de 11 de 2021, 16:16

Lifestyle

Black Friday, sim. Mas cuidado com os falsos descontos

Dia acontece já esta sexta-feira. Tome nota do que deve fazer para evitar compras fraudulentas na Internet e falsas promessas de poupanças

cartão

Esta sexta-feira (26 de novembro), vai ter lugar mais um “Black Friday” com vários descontos em lojas e promessas de poupanças.

A propósito deste dia, a plataforma de comparação de preços Selectra deixou alguns conselhos para o caso de suspeita de fraude nas compras online, alertando em comunicado que “nem todos os descontos são bons e muitos deles podem até trazer-lhe grandes dissabores”.

“Existem muitas pessoas que se aproveitam desta oportunidade para tentar enganar os outros com esquemas fraudulentos. Assim, é importante manter-se atento a todos os sinais de alarme e ter cuidados redobrados durante todo o processo de compra”, refere a empresa.

Para começar, os consumidores devem confirmar se o site onde pretendem fazer compras é seguro.

“Existem muitas páginas que têm um aspeto credível, mas que na verdade não o são. Assim, deve estar atento a pequenos detalhes que o ajudam a confirmar se a página é realmente segura. Verificar se a barra de endereço é acompanhada por um cadeado é um desses exemplos, mas também pode ir mais além e analisar as políticas de privacidade do site ou ainda fazer uma pesquisa sobre este nos portais de queixa”, lê-se na nota.

É também aconselhado que seja utilizado o próprio computador ou telemóvel para aceder aos sites e evitar fazê-lo através de redes de Wi-Fi, dado que os sites exigem informações pessoais como o número de telefone ou cartão de crédito.

Quanto aos e-mails e mensagens com a informação de passatempos com o nome do vencedor, a Selectra alerta para a possibilidade de tentativa de fraude. “Antes de abrir qualquer link ou ficheiro, procure primeiro saber se conhece qual a pessoa ou empresa que os enviou”, acrescenta a plataforma.

Durante o processo de compra, os consumidores devem saber ler as informações e termos de venda da loja em questão. Todos os sites devem obrigatoriamente apresentar informações sobre a identificação da sua empresa ou vendedor. Os consumidores devem procurar por dados como denominação social, endereço geográfico, registo comercial e número de identificação fiscal, de modo a assegurar-se que a loja é fidedigna.

Antes de fazer o pagamento, o consumidor deve também certificar-se de que o valor total pedido é o mesmo que estava anunciado nos artigos. Caso haja valores diferentes, deve retirar todos os produtos do carrinho e voltar a incluí-los novamente. Se o erro persistir, o melhor é desistir da compra e fazer uma segunda tentativa mais tarde. O pagamento deve ser feito com cartões que tenham mecanismos de segurança acrescida, incluindo um cartão virtual ou um cartão com limite de crédito.

Depois de efetuada a compra, o cliente deve guardar a informação sobre a transação. Mesmo após o envio da fatura, é aconselhável fazer uma captura de ecrã aos dados da operação, caso esta nunca chegue a ser entregue. “Ter esta informação guardada é essencial para resolver qualquer problema que possa surgir”, refere a Selectra.

À semelhança de algumas lojas físicas, a pessoa pode fazer a devolução no prazo de 14 dias. No entanto, como pode haver casos em que o pedido pode ser negado como em situações de defeito nos produtos com conhecimento prévio dos consumidores, o consumidor deve informar-se acerca das políticas da loja online onde fez a sua compra e verificar os seus direitos.

Por fim, é também aconselhado consultar os movimentos do cartão de uma forma recorrente. “Desta forma, irá perceber rapidamente se existir algum movimento indevido e poderá comunicar imediatamente aos seu banco e autoridades para que o possam ajudar a resolver o problema”, finaliza a Selectra.