Geral

10 de 10 de 2021, 09:16

Lifestyle

Percorrer memórias no parque de estacionamento do Forum Viseu

O Teatro Viriato vai inaugurar “Natureza Fantasma”, de Marco Martins com Fernanda Fragateiro, Gonçalo M. Tavares e a Companhia Maior

Natureza fantasma

A infância, a morte e o passado ultrapassado, um tempo concluído e imóvel, mas também o tempo suspenso, o passado presente e a surpresa, são elementos de uma instalação multidisciplinar que o Teatro Viriato promove no estacionamento do Forum Viseu.  
 
O Teatro Viriato vai inaugurar “Natureza Fantasma”, de Marco Martins com Fernanda Fragateiro, Gonçalo M. Tavares e a Companhia Maior, no dia 14 de outubro, quinta-feira, 18h30, no Forum Viseu, Estacionamento Piso -3. A entrada é gratuita. 

“Natureza Fantasma” é uma instalação multidisciplinar que parte de imagens de velhos álbuns de família dos intérpretes da Companhia Maior e de entrevistas sobre como essas imagens domésticas fixam e condicionam a nossa memória, num constante paradoxo entre um testemunho vivo e um tempo estacionário, vida mantida e morte adiada.  

“Terminal de Depósito", “Epistemologia do Esquecimento”, “Retratos”, “Assombro” são momentos de um percurso por entre filmes projetados, um conjunto escultórico de Fernanda Fragateiro que sustém vozes, sons, objetos e fotografias, e as palavras de Gonçalo M. Tavares. 

Perante a impossibilidade da criação de um espetáculo teatral ao vivo, o convite da Companhia Maior a Marco Martins transformou-se nesta instalação filmíca, com forte dimensão plástica sonora e visual., com os intérpretes a partilharem memórias de infância e registos de tempos remotos. 

A Companhia Maior, composta por artistas maioritariamente com mais de 60 anos de idade, foi criada em 2010, com a missão de promover a criatividade na idade maior. Com estatuto de companhia em residência no Centro Cultural de Belém - onde “Natureza Fantasma” foi inicialmente apresentado -, tem trabalhado com várias gerações de criadores no contexto interdisciplinar da criação contemporânea, nas áreas da dança e teatro. 

“Natureza Fantasma” resulta de uma co-produção do Teatro Viriato com o Centro Cultural de Belém, a Companhia Maior e a Arena Ensemble. A instalação pode ser visitada no –3, até 24 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, aos sábados e domingos, das 16h00 às 21h00. O acesso é gratuito.