Geral

16 de 01 de 2022, 09:00

Lifestyle

Saiba como pode poupar a conta da luz no inverno

Veja aqui alguns dos conselhos que pode adotar para não ter de pagar mais pela fatura da eletricidade no final do mês

eletricidade

O inverno chega e, com esta época, também chegam os dias e as noites mais frias. Os conselhos são necessários para esta altura em que é necessário poupar a luz nestes dias.

O isolamento térmico na construção de moradias costuma ser geralmente fraco e, por isso, uma boa parte da energia se perde levando ao uso do ar condicionado que faz disparar as contas da eletricidade.

Portanto, é necessário confirmar possíveis fugas ou correntes de ar que haja através das portas e janelas da habitação. As casas que não são devidamente isoladas acabam por gastar cerca de 15 por cento de energia a mais do que o necessário.

E, pelo menos uma vez por ano, deve ser inspecionado o sistema de aquecimento para que seja possível garantir um correto funcionamento. Se por acaso o sistema de aquecimento já é antigo, pode sempre optar por renová-lo porque os eletrodomésticos consomem hoje menos energia e podem ajudar a poupar quase 50 por cento no consumo de gás.

Outra das sugestões que podem ser aplicadas para poupar energia é definir o termostato para cerca de 20 graus e ainda agasalhar-se com mais roupa dentro de casa, sendo que cada grau a mais de temperatura pode aumentar a conta da energia em cerca de sete por cento.

Além disso, pode sempre usar lâmpadas LED de baixo consumo e substituir assim as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, aproveitando ao máximo a luz natural e desligando os interruptores quando não forem necessários. As luzes LED já podem ser controladas se tiver acesso à Internet, tanto pelo smartphone ou tablet, e mesmo quando não está em casa.

Quanto aos frigoríficos, é importante descongelá-los com alguma frequência porque o gelo formado faz aumentar o gasto de eletricidade em quase 20 por cento. A porta do frigorífico deve estar fechada corretamente para garantir que não há fuga.

Já aparelhos como televisores ou computadores não devem permanecer ligados quando ninguém os estiver a usar, nem ficar em stand-by. O consumo passivo de energia é considerado energia desperdiçada já que o aparelho, estando conectado à fonte de alimentação, continua a gastar energia mesmo que não desempenhe a sua função principal.

Saiba que também pode poupar energia através do uso eficiente da água evitando ferver muito mais água do que o que precisa quando for a altura de beber um chá ou cozinhar.

Também pode optar pela panela de pressão ou por panelas com tampa, de modo que a temperatura aumente mais rapidamente.

Para banhos, escolha sempre o banho rápido e não encha a banheira. Quando usar a máquina de lavar, use-a sempre com a carga completa e com um programa de lavagem mais curto.

É importante otimizar a potência contratada de acordo com os gastos que tem na sua casa. A maioria das pessoas normalmente tem contratada uma potência acima do necessário e por isso, pagam mais. Por isso, deve-se confirmar junto do fornecedor de energia.