Geral

26 de 09 de 2021, 08:33

Lifestyle

Teatro Viriato e Forum juntos em "Meia Dose"

Um miniconcerto, uma miniconferência, uma cena de um espetáculo, uma surpresa.. tudo no novo espaço cultural

Forum Teatro Viriato

“Meia Dose” servida fora de portas do Teatro Viriato. Este é o nome do novo projeto cultural que surge de uma parceria entre o Teatro Viriato, o Forum Viseu e a Movecho e tem como objectivo dar a conhecer ao público outras perspetivas da programação regular do Teatro Viriato, a quem passa e usufrui deste espaço comercial.

“Entre o fitness e o supermercado, temos agora um espaço em que podemos apresentar propostas culturais relacionadas com a nossa programação. O nosso objectivo é dar a conhecer a programação que está a decorrer no Teatro Viriato, convidando os nossos artistas a irem ao Forum Viseu e a fazerem um miniconcerto, uma miniconferência, uma cena de um espetáculo, uma surpresa”, explica Patrícia Portela, diretora artística do Teatro.

Nas paredes deste novo espaço será ainda possível conhecer “Temporadas Desenhadas”, uma exposição de Bárbara Assis Pacheco, Alice Geirinhas e Pedro Vieira, artistas que em 2021 criaram as imagens das diferentes temporadas do Teatro Viriato. 

“No “Meia Dose”, o público poderá ainda e apenas descansar no espaço, ver a exposição, assistir a um vídeo ou ouvir um conto, falar com um dos membros do Teatro Viriato presentes, consultar a programação, ou só sentar-se para respirar e descansar, ou ainda, acompanhar a nossa programação gratuita elaborada de surpresa e com todo o carinho pelos artistas desta temporada”, reforça.

A loja vai estar aberta ao público até 16 de dezembro, de quarta-feira a domingo, das 12h00 às 18h00, sempre com o objectivo de oferecer “inesperados encontros artísticos gratuitamente”. 

No dia da abertura deste espaço, para além da inauguração da exposição “Temporadas Desenhadas”, o diretor artístico do MEXE, Hugo Cruz, apresentou o seu livro “Práticas Artísticas, Participação e Política”. Uma apresentação que contou com a presença de Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, e de Graeme Pulleyn, encenador com vasta experiência em projetos artísticos com a comunidade.

Os próximos encontros no “Meia Dose” acontecem já no dia 29 de setembro, com a “Transmissão de Rádio Leveza”, uma entrevista entre o produtor Sérgio Hydalgo e o músico Tristany, no dia 06 de outubro com um “Momento Mala Voadora”, e no dia 14 de Outubro com a inauguração da instalação “Natureza Fantasma”, de Marco Martins com Fernanda Fragateiro, Gonçalo M. Tavares e Companhia Maior.
Até 16 de Dezembro, Sónia Barbosa, Praga, K Cena, Teatro do Vestido, Companhia Paulo Ribeiro, Maria Reis, Dançando com a Diferença, Amarelo Silvestre e Sara Barros Leitão fazem parte da programação do “Meia Dose”.