Geral

19 de 06 de 2022, 08:04

Lifestyle

Tudo pronto para o S. João

Em vários concelhos do distrito de Viseu, a festa já se faz e são muitas as propostas para celebrar os santos populares

S. João

Junho é o mês dos festejos dos Santos Populares com arraiais e marchas, onde não faltam as sardinhas assadas, o caldo verde, os manjericos, os martelinhos, os balões, o folclore, 0 fogo de artificio e boa disposição. É a 24 que se celebra o dia de São João, conhecido por ser o protetor dos doentes e dos casados.
A festa de São João é comemorada de norte a sul de Portugal e no distrito de Viseu existem vários concelhos em que se é o dia do feriado e são eles: Armamar, Cinfães, Moimenta da Beira, Nelas, São João da Pesqueira e Tabuaço.
Em Viseu, apesar de não ser feriado, o 24 de junho é assinalado com as seculares Cavalhadas de Vildemoinhos.

Se está a pensar festejar este dia, aqui ficam algumas sugestões. Começando por Armamar, durante esta época, que normalmente é de três a quatro dias, comemora-se o santo padroeiro com o tradicional desfile de marchas populares na noite de São João, compostas por grupos das associações desportivas e pelo agrupamento de escolas e no dia seguinte, com a realização da missa e da procissão pela vila.
O cartaz para este ano é composto com a seguinte programação:
No dia 23, a abertura dá-se com a fanfarra, o grupo de bombos do município, o desfile das marchas populares, o arraial e o espetáculo musical com 7 saias e Paulo Star;
No dia 24, banda da sociedade filarmónica de Saizedas, desfile dos bombeiros voluntários, missa solene em honra de São João, desfile de marcha de Armamar, procissão em honra de São João, animação musical com Império d`ouro e termina com o habitual fogo de artificio;
No dia 25, espetáculo com David Antunes & Midnight Band, Herman José e FF e ainda grupo RytmoShow;
A terminar no dia 26, espetáculo musical com Os Red e Dj Marques.

Em Cinfães, de 22 a 25 de junho, o santo folião comemora-se no largo da feira quinzenal com muita música, festa e tradição e, onde o momento mais aguardado é o tradicional desfile das marchas populares que este ano conta com seis marchas.
Os destaques do cartaz são:
Dia 22, começa com o conjunto Ympério Musical;
Dia 23, noite de São João será a vez dos Némanus;
Dia 24, realiza-se a missa e procissão solenes e ainda a cascata de São João dos Escuteiros de Cinfães;
Para terminar, dia 25, conta com a presença de Diogo Piçarra.
De salientar, que para além dos concertos noturnos, o programa contempla ainda a participação da fanfarra, do grupo de bombos dos escuteiros de Oliveira do Douro e da banda marcial de Cinfães e Tarouquela.

Já em Moimenta da Beira, os festejos de São João iniciaram-se no começo do mês de junho com diversas atividades e eventos. Até ao final ainda há muito para festejar:
Dia 19, XXXIV rota das Terras do Demos no pavilhão municipal, festival das sopas, dança Criativ Dezpassitos e Orquestra Cemnotas;
Dia 21, concerto sons do Minho, Banda Replay;
Dia 22, concerto com Quim Barreios e Inseparáveis;
Dia 23, Cordosom, Miguel Bravo e espetáculo Piromusical;
Dia 24, arruada com bandas musicais, missa solene, procissão, concerto com Uskadkasa e Caitas;
Dia 25, marchas populares, Supernova, Piratas, Pedro Costa e Caitas.

Nelas também reúne um conjunto de atividades com muita cor, alegria e animação, durante o mês de junho para celebrar o São João.
Em colaboração com as associações, juntas de freguesia, bombeiros, agrupamentos de escolas, comunidade intermunicipal, rede cultural Viseu Dão Lafões e do Alto Mondego e aldeias de Portugal, a vila tem um vasto programa com atividades como por exemplo teatro, música, dança, artes, termalismo, feira do livro, marchas, ao longo de todo o mês de junho em diversos espaços do concelho.
De salientar que no dia 23, as marchas de quatro associações desfilam nas respetivas freguesias, pela noite de São João, terminando com o tradicional arraial;
No dia 24, dá-se o ponto alto das comemorações com vários eventos, nomeadamente as celebrações do aniversário da associação humanitária dos bombeiros voluntários;
No dia 25, a programação conta com o “Banho Santo” nas Termas da Felgueira, e à tarde está agendada animação de rua com o teatro Hábitos e também a entrega de prémios aos vencedores dos concursos promovidos pelas Aldeias de Portugal, seguindo-se um arraial popular com fogueira de rosmaninhos e a atuação do rancho folclórico de Santar. Para a noite, saem à rua as marchas populares acompanhadas pelas bandas;
Destaque para o dia 26, com o encontro de bandas do concelho no largo do município.
A terminar o mês dos Santos Populares, dia 28, também se celebra o São Pedro, pelas 22h00, com a habitual dança da marcha do cimo do povo e o desfile da marcha do bairro da igreja, terminando com a tradicional sardinhada e caldo verde na associação do cimo do povo.

Em São João da Pesqueira, na Av. Marquês de Soveral, entre os dias 23 e 24 de junho, muitos são os que saem à rua para ver as marchas populares e também para participarem na tradicional procissão que percorre as ruas de toda a vila.
O programa das festas comtempla para o dia 23 de junho, o desfile das marchas, coreografia das marchas, concerto com Jorge Guerreiro, grupo Arkádia, e Dj Miss Bliss.
Dia 24, missa em honra de São João, procissão com a presença da banda filarmónica de Nagoselo do Douro e da banda Filarmónica de Riodades, concerto dos “Anjos” e Dj Andy Maia.

No centro da vila de Tabuaço, o dia de São João é celebrado durante a noite do dia 23 com as tradicionais marchas luminosas e no dia seguinte tem a missa solene seguida da procissão com os diversos andores das freguesias do município e durante a noite nos céus da vila pode apreciar-se o fogo de artificio.
Para além de todos estes eventos existe ainda a seguinte programação:
Dia 19, prova de perícia automóvel;
Dia 22, espetáculo Memórias & Tradições da universidade sénior e alunos do 1º ciclo do Jardim Macedo Pinto;
Dia 23, abertura da feira de artesanato, marcha luminosa, Uskadkasa e ainda o Dj Richard Q;
Dia 24, feira de artesanato, missa solene em honra de São João, majestosa procissão, orquestra Sirilanka, Stand Up Comedy: Fernando Rocha, grandioso espetáculo piromusical, continuação do baile e Dj Pombo;
Dia 25, feira de artesanato, Bomboémia e Tu`ao Minho, Claúdia Martins & Minhotos Marotos (palco1), David Fonseca (palco2), Dj Fernando Alvim (palco1);
Dia 26, feira de artesanato, A Kind of Magic – concerto Tributo aos Queen;
Dia 28, radio local;
Dia 29, Império d`Ouro.