Geral

15 de 04 de 2021, 19:45

Lifestyle

Viseu com a ante-estreia de

Um filme que recupera histórias vividas em cooperativas e aldeias portuguesas, no pós-25 de Abril de 1974

filme camaradas

O Cine Clube de Viseu regressa e “em grande” com a ante-estreia do filme “Prazer, Camaradas!” de José Filipe Costa, realizador amigo da casa. É já a 22 de abril.
Um “momento emocionante”, por várias razões, dando a ver em primeira mão, em Viseu, um filme que recupera histórias vividas em cooperativas e aldeias portuguesas, no pós-25 de Abril de 1974. "Mais do que fazer entrevistas a estas pessoas ou elas contarem as histórias como se estivessem no passado, a ideia era elas, tendo a idade que têm, começarem por dizer ao espectador que têm 20 e tal anos, que estão a viver novamente o 25 de Abril", refere, a propósito do filme, o próprio realizador.

E de volta à sala de cinema está também o ciclo que foi interrompido em janeiro com os “Filmes Que Vêm do Frio em plena Primavera”. As próximas exibições são “Balada de Narayama” (29 de Abril) e “Bostofrio”(06 Maio).

E porque é tempo de retoma, o Cine Clube anunciou também que reabre a exposição de cartazes de cinema criados por alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo de Viseu. Até 20 de Junho, pode voltar a ser visitada na Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea.

Já a caminho das caixas de correio de sócios e assinantes, chega um novo Argumento para encher os dias de filmes e derivados. Na contra-capa, uma ilustração de Jeff Christensen, a partir de “O Jogador” de Robert Altman, com música de Thomas Newman. E com os olhos postos no futuro, encontram no site uma Convocatória para ensaios, críticas e vídeo-ensaios a publicar no Argumento e na Transit: cine y otros desvios.