Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
“A Agenda do Trabalho Digno quer combater a precariedade e as formas atípicas de contratação que estão a hipotecar o futuro dos mais jovens”.
A garantia foi dada pelo secretário de Estado do Trabalho, referindo-se às mudanças que estão à vista nas leis do trabalho. Miguel Fontes falou na inauguração das novas instalações do Centro de Emprego Dão Lafões, em São Pedro do Sul, na última quinta-feira (2 de junho).
Segundo o governante, há mais de 70 iniciativas de âmbito legislativo que a tutela quer avançar e que visam o combate à precariedade e também o combate a “formas atípicas de contratação, que se tornaram na forma habitual de se serem celebrados os contratos de trabalho”.
“Todos sabemos da dificuldade de quem está a iniciar a sua vida ativa e a querer se autonomizar do espaço familiar se viver permanentemente nesta angústia de perceber que aquilo o que pode aspirar não é mais do que um trabalho sempre com um fim pré-anunciado”, acrescenta o secretário de Estado.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, também compareceu à inauguração.
Também nesta cerimónia, Maria Adelaide Franco, presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, adiantou que o distrito de Viseu está a reduzir sucessivamente o desemprego.
De acordo com esta responsável, o distrito tem hoje 11 mil pessoas desempregadas, um número “que é mais baixo” em comparação com 2019. “Por isso, estamos a conseguir ultrapassar todos estes momentos difíceis que passámos e ter a capacidade de acolher novas pessoas e as integrar”, enaltece Maria Adelaide Franco.
Os serviços do Centro de Emprego Dão Lafões funcionavam de forma provisória há mais de 20 anos num espaço cedido pela Câmara. Agora, vai funcionar na Rua Serpa Pinto.
O presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, entende que o novo espaço oferece melhores condições a quem ali trabalha e também a quem vai procurar emprego e formação profissional.
“Estas instalações eram pretendidas há muito tempo. O Centro de Emprego encontrava-se situado em instalações provisórias há mais de 20 anos e que foram cedidas na altura pela Câmara Municipal. O provisório arrastou-se, mas estas instalações são boas para os funcionários, para a população e para a Câmara, porque foi possível libertar instalações que precisamos para a água e o saneamento”, afirma.
Já Gonçalo Ginestal, diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, entende que o IEFP tem de fazer a diferença na vida das pessoas. “Alguém dizia que o sucesso do nosso trabalho mede-se pela marca que deixámos na vida das outras pessoas e o IEFP tem claramente deixado uma marca de proximidade, eficácia e grande humanismo em toda a comunidade”, remata.
No espaço onde funcionava anteriormente o centro de emprego, vão funcionar os serviços municipais de água e saneamento de São Pedro do Sul, com atendimento ao público.