Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Vários municípios iniciaram os seus processos de decisão sobre a oportunidade que lhes é oferecida com a recente aprovação do Decreto-Lei n.º 82/2025, que permite o alargamento da intervenção da Águas do Douro e Paiva (AdDP) à região de Viseu. Este é, por isso, o momento de publicamente informar com verdade e rigor. É nosso dever institucional fazê-lo! O pior serviço que prestamos às causas do ambiente é não esclarecermos os cidadãos.
Neste contexto, importa apresentar, de forma objetiva e fundamentada, os principais elementos que sustentam esta solução e o impacto positivo que ela representa para a região de Viseu.
Haveria muito mais a detalhar. Desde a área da energia, onde a AdDP caminha para a neutralidade carbónica, até à transição digital, onde a operação já acontece com inteligência artificial, o que faz da Águas do Douro e Paiva uma das empresas mais desenvolvidas no setor da água no espaço europeu. Estaremos sempre disponíveis para informar e esclarecer quem quer que seja e em quaisquer circunstâncias. É uma nossa obrigação!
A questão da água na região de Viseu é um problema nacional que responsabiliza na primeira linha o Governo da República, mas também os municípios. A solução está encontrada e nenhuma outra alternativa foi conseguida nos últimos anos. Obstaculizar soluções – só porque sim ou só porque não! – não é facilmente aceitável, nem serve o interesse público. As pessoas querem ver os seus problemas resolvidos! É o que todos queremos e estamos a fazer com que aconteça.
António Borges – Presidente da Águas do Douro e Paiva