Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
As obras para o novo edifício da Escola Superior Agrária de Viseu deverão começar em breve, agora que já está assinado o contrato com a empresa responsável pela construção, anunciou a direção do Instituto Politécnico de Viseu. O projeto implica um investimento superior a cinco milhões de euros e tem um prazo de execução de 13 meses.
“Esta empreitada engloba um novo edifício de raiz e surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O objetivo é o de ter um espaço capaz de responder às necessidades académicas, como referiu o presidente do IPV, José Costa.
Segundo este responsável, o novo edifício, que será construído num terreno contíguo aos pavilhões que formam, atualmente, a ESAV, “servirá, essencialmente, as necessidades pedagógicas, de investigação e para a ligação à comunidade”.
“É o culminar de muitos anos de anseios, porque a ESAV sempre existiu em espaços prefabricados e, ao longo dos anos, formou gente com muita qualidade, fruto de um esforço muito grande da comunidade académica”, destacou aquando do anuncio da obra.
A ESAV começou por funcionar na Escola Superior de Tecnologia, depois passou para o atual espaço, na Quinta da Alagoa, na Estrada de Nelas, onde vai ficar o novo edifício, em espaços contíguos aos atuais pavilhões.
A obra também permitirá ter “condições para uma das vertentes mais importantes, a da comunidade, já que terá espaços para prestar serviços em áreas de aprendizagem como, por exemplo, na enologia, estudos dos solos ou na área da veterinária”.
O novo edifício vai também ser “muito importante, diria mesmo fundamental, para o doutoramento na área científica de Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental” que deverá fazer parte da oferta da Escola “antes de o edifício estar pronto”, disse ainda José Costa.
A ESAV tem, atualmente, 32 professores do quadro no ativo e cerca de 450 estudantes, no universo do IPV.
“Do quadro do pessoal do IPV, temos 277 docentes e, destes, 221 são doutorados, ou seja, 80%, uma média que se mantém na ESAV, já que dos 32 professores, 81% são doutorados”, acrescentou José Costa.