A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Alunos de Viseu assistem a concerto “O colecionador de paisagens”

18-03-2019
 

Sete centenas de alunos de Viseu vão esta segunda-feira (18 de março) poder perceber como os compositores do século XX se inspiraram em fenómenos da natureza para desenvolverem as suas obras, durante o primeiro concerto escolar da Fundação ”La Caixa” em Portugal.

Intitulado “O colecionador de paisagens”, o concerto tem como objetivo apresentar o mundo da música numa perspetiva didática ao público infantil e juvenil.

“Desde o golpe rítmico de um martelo até ao suave som do vento, tudo o que nos rodeia cria um fundo musical que nos acompanha durante o dia sem darmos conta. São as nossas paisagens sonoras quotidianas”, refere uma nota de imprensa da Fundação ”La Caixa”.

Ao escutarem estas paisagens sonoras, “os mais novos descobrirão um mundo sonoro repleto de sugestões”, acrescenta.

No espetáculo, de cerca de uma hora, os alunos vão ouvir “diversos sons durante o dia que, à noite, são absorvidos por instrumentos que os convertem em música de extraordinários compositores como Stravinsky ou Béla Bartók”.

A Fundação ”La Caixa” adianta que o colecionador de paisagens é “uma personagem pitoresca”, que se encarrega de “gravar minuciosamente sonoridades que se transformam em música”.

“E, no seu entusiasmo, também é capaz de mostrar ao público as imagens que se escondem por detrás de cada melodia. Quem seguir o colecionador, perde-se na paisagem que se sente, escuta e vê”, garante.

“O colecionador de paisagens” terá, hoje e terça-feira (dia 19), quatro sessões em Viseu, no Auditório Mirita Casimiro, no âmbito de uma colaboração da Fundação ”La Caixa” com a Câmara de Viseu.

Depois de várias iniciativas em Espanha, os concertos escolares chegam agora a Portugal.

Com os concertos escolares, a Fundação ”La Caixa” quer “aproximar o mundo da música do público infantil e juvenil, mediante produções especialmente desenhadas para que os alunos possam desfrutar de espetáculos repletos de música, magia e diversão”.

Para que o espetáculo seja convertido numa experiência o mais enriquecedora possível, a Fundação ”La Caixa” disponibiliza materiais didáticos com propostas de trabalho para realizar em aula, antes e depois do espetáculo.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT