A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Câmara de Viseu lança pólo virtual do Museu da História da Cidade

15-05-2019
 

A Câmara de Viseu vai celebrar este sábado (18 de maio) o Dia Internacional dos Museus com o lançamento do pólo virtual do Museu da História da Cidade. A inauguração está marcada para as 16h00 de sábado, no átrio dos paços do concelho.

Em comunicado, o município fala do novo projeto como uma plataforma digital multicanal, que “vai permitir a interação com o património e a história da cidade, através de ferramentas e experiências diversificadas”.

Entre as novidades incluídas na plataforma, estão visitas virtuais a exposições do museu, conteúdos digitais e uma aplicação de realidade aumentada, a Viseu 5.0, onde os utilizadores podem realizar um roteiro guiado pela cidade, ao direcionar o dispositivo para locais de interação, com a câmara.

Além disso, também vai haver uma agenda preenchida de atividades, oficinas, visitas guiadas e iniciativas para todos os públicos nos museus municipais do concelho, durante o fim de semana.

No sábado, o Museu do Linho de Várzea de Calde organiza, na aldeia, a segunda edição da Feira do Linho e Produtos Locais. A iniciativa vai proporcionar ateliês e jogos tradicionais, uma mostra de produtos da região e as atuações musicais do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e do Grupo “A Cotovia”, sob a direção de Ana Bento. A feira vai decorrer no Largo de S. Francisco e no Museu do Linho, entre as 10h00 e as 18h00.

No mesmo dia, a Coleção Arqueológica José Coelho proporciona mais uma edição dos Roteiros José Coelho. Desta vez, a visita vai percorrer a cidade atrás de histórias que contam as disputas do histórico arqueólogo pela investigação e salvaguarda do património de Viseu.

Já no domingo (dia 19), a Casa da Ribeira acolhe a 4ª edição da Mostra de Doçaria, em ano de “Viseu, Destino Nacional de Gastronomia”. Entre as 10h00 e as 18h00, o Museu vai acolher diversos parceiros locais, entre padarias e pastelarias da região, para a venda de produtos gastronómicos da época, como o bolo de azeite e o pão de ló.

Durante o fim de semana, a Quinta da Cruz vai ter um carrossel tradicional à disposição dos visitantes mais pequenos. O Museu do Quartzo, por sua vez, organiza uma visita guiada inclusiva à sua exposição permanente, em parceria com a associação SurdiSol.

A programação completa do fim de semana do Dia Internacional dos Museus está disponível para consulta em www.cm-viseu.pt e em www.visitviseu.pt.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT