A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Cine Clube de Viseu promove cine-concertos a partir deste sábado

Edição de 12 de abril de 2019
13-04-2019
 

Nove concelhos do distrito de Viseu vão receber, a partir deste sábado (13 de abril), cine-concertos organizados pelo Cine Clube da capital da região.

A iniciativa “Cine Concertos – Fora de Portas” surge no âmbito da programação da Rede Cultural Viseu Dão Lafões e promete fazer com que vários músicos possam revisitar ao vivo as memórias, os rostos e as histórias por detrás das imagens do grande ecrã.

Segundo a organização, o evento resulta de um “longo trabalho” com as autarquias locais, que visou criar condições para que os filmes fossem mostrados em “espaços com uma identidade própria e que desafiam o público a conhecer e a regressar”.

O primeiro destes locais será o Convento de S. José, em S. Pedro do Sul, que terá hoje a presença do músico Filipe Raposo. O artista vai dar o pontapé de saída com a iniciativa, às 21h30, dando música ao filme “O Vento” de Victor Sjöström.

Filipe Raposo irá tocar num órgão de tubos e usará este instrumento para lidar com as torrentes emocionais desta película muda de 1928, filmada nos Estados Unidos e protagonizada por Lillian Gish.

Já a 18 de maio, “Mulheres da Beira”, uma das principais obras primas do cinema português dos anos 1920, será exibido com música do pianista Nicholas McNair.

A atuação irá decorrer na Igreja de Pinheiro de Lafões, em Oliveira de Frades, onde a película realizada por Rino Lupo e adaptada a partir de um conto do escritor Abel Botelho (natural de Tabuaço), vai mostrar a história do trágico devaneio de Aninhas, uma jovem camponesa que, por sonhos de riqueza e um fascínio amoroso, repele o afeto arrebatado de André.

O filme, alvo de um trabalho de restauro há dois anos, apresentando pela primeira vez as tintagens originais, foi rodado em algumas paisagens da região de Viseu.

O programa completo terá cerca de uma dezena de filmes de todos os géneros, com música ao vivo, em exibição entre abril e outubro, em concelhos como Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira e Nelas. Na agenda, constam duas sessões com dose tripla, em Mangualde e Sátão. Os filmes que serão musicados por José Pedro Pinto e Gonçalo Alegre são “Chuva” de Joris Ivens, “Lichtspiel Opus 1.” de W. Ruttmann e “O Emigrante” de Charlie Chaplin, a 12 de julho na Biblioteca Municipal de Mangualde e a 6 de setembro na Capela de Nossa Senhora da Esperança, em Sátão.

A iniciativa termina a 5 de outubro em Tondela, na Igreja Românica de Canas de Santa Maria, com o filme “The Navigator” (“O Navegador”) de Buster Keaton e a música de Filipe Raposo e Bruno Pinto. Esta película também será mostrada no dia anterior (dia 4), no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.

Todas as sessões terão entrada livre e estão marcadas para começar às 21h30.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT