A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Coleção do Museu de Lamego em selo comemorativo dos 40 anos das relações Portugal-China

08-02-2019
 

Os CTT lançaram esta sexta-feira (8 de fevereiro) selos comemorativos dos 40 anos das relações diplomáticas oficiais entre Portugal e China, que foram estabelecidas a 8 de fevereiro de 1979.

O selo do lado português contém o bule e açucareiro de um serviço de chá em prata da coleção do Museu de Lamego, outrora posse do antigo Bispo de Lamego, D. José de Jesus Maria Pinto, no século XIX.

Atribuído ao ourives do Porto António José Soares da Silva, o serviço, que inclui ainda uma cafeteira, apresenta gravado num dos lados o brasão do prelado e do lado oposto o seu monograma.

Segundo o Museu de Lamego, o bule e o açucareiro, datados do início do século XIX, faziam parte da “prata da casa” do antigo Paço Episcopal local e representam um hábito milenar registado no Oriente, importado para a Europa, em meados do século XVII, precisamente pelos portugueses, tendo-se enraizando na cultura europeia e tornado sinónimo de civilização.

O espaço museológico refere que, com o lançamento dos selos Portugal-China, o seu nome é levado a todo o mundo, celebrando os 40 anos das relações diplomáticas entre os dois países.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT