A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Exposição de retratos assinala 103 anos do Museu Nacional Grão Vasco

12-03-2019
 

O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, vai assinalar os 103 anos de existência com a inauguração este sábado (16 de março) da exposição temporária “Identidades, pronomes e emoções - As Regras do Retrato”, que vai juntar várias obras de artistas nacionais e internacionais. É também a primeira exposição a ter informação bilingue (português e inglês).

A mostra vai apresentar 102 peças, das quais 57 pertencem à coleção do próprio museu.

A diretora do museu, Odete Paiva, esclareceu esta terça-feira (dia 12) em conferência de imprensa que a exposição comemorativa vai abranger pintura, escultura e desenhos numa iniciativa que, adiantou, vai revelar obras que vão ser mostradas pela primeira vez ao público e que vêm diretamente das reservas do museu.

“Temos também obras que vamos buscar das salas e outras que vêm de outros museus. Nós restaurámos quadros nossos e de outras coleções”, frisou a responsável, que revela ainda que a iniciativa passou  pela entrega das obras a alguns historiadores para investigação, fazendo com que “sejam descobertas coisas novas e se fizessem interações com outros pintores e outras obras em outros museus”.

Odete Paiva explica ainda que “Identidades, pronomes e emoções - As Regras do Retrato” não é uma exposição convencional de retratos, procurando desafiar a visão tradicional deste formato, classificado nas palavras da diretora como “muito formal, muito estática e com uma evolução cronológica”.

Segundo a dirigente, a mostra vai estar organizada por pronomes, a segunda palavra que aparece no próprio título da exibição. “A exposição vai começar com os autorretratos e os pronomes pessoais: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas. É isto que se vai desenrolar pelas salas do museu”, explica.

A exposição terá entrada livre e vai ficar patente até 25 de agosto. O Museu Grão Vasco tem como parceiros nesta iniciativa instituições como o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arte Contemporânea e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Em mostra vão estar obras elaboradas por artistas como Abel Manta, Domingos Sequeira, Aurélia de Sousa, Luca Giordano, Varela Aldemira e Christian Matzschke. O processo de investigação vai ficar compilado num catálogo em que o objetivo passa por apresentar os retratos em diversas abordagens.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT