A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Festas dos Remédios vão ter mais dias

 

Catarina Rocha

Vereadora da Cultura da Câmara de Lamego


 

Catarina Rocha revela o cartaz musical das Festas dos Remédios


05-08-2019
 

As Festas da Senhora dos Remédios, em Lamego, contam este ano com mais dias. A iniciativa arranca no dia 16 deste mês de agosto e terminam a 9 de setembro.

Na apresentação do evento, a vereadora da Cultura da Câmara lamecense, Catarina Rocha, justificou a decisão pelo facto de se poder permitir que os emigrantes possam aproveitar as festividades.

Outra das novidades passa pela reedição do tradicional cortejo etnográfico, que irá decorrer no próximo dia 1 de setembro e onde, segundo Catarina Rocha, “nós vamos mostrar os trajes agrícolas da época de 1900, com grande rigor”. “Teremos representados grupos de toda a região, folclóricos e etnográficos, que nos vêm mostrar os trajes tradicionais e as alfaias agrícolas e, no fundo, todas as manifestações culturais daquela época”, referiu.

A vereadora garantiu ainda que as Festas dos Remédios têm “um programa diversificado, com muita animação e um programa social muito ativo”. Dentro desta agenda, constam vários nomes musicais.

Catarina Rocha adiantou que, entre os artistas, vão a Lamego o fadista Camané, o rapper Sam the Kid e os Mundo Segundo, os Anjos, os Kappa Jotta e, por fim, Anselmo Ralph, mas sem não esquecer o festival de música ZigurFest, que se realiza de 21 a 24 de agosto e que, para Catarina Rocha, “que traz à cidade um outro grupo de pessoas jovens e com outro tipo de gosto musical”.

A banda de rock Glockenwise, a rapper Mynda Guevara, o projeto guineense Djumbai Djaaz e o vocalista dos Mão Morta, Adolfo Luxúria Canibal, são alguns dos nomes que vão marcar presença no ZigurFest.

O momento mais alto das Festas dos Remédios volta a ser a Majestosa Procissão do Triunfo, com os andores a serem puxados por juntas de bois. Destaque ainda para a Grandiosa Marcha Luminosa, a 6 de setembro, e para a Batalha das Flores, no dia 7, que precede a Grande Noite da Romaria, com a realização de arruadas por rusgas populares, cantigas ao desafio, bombos e concertinas.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT