08 Jul
Viseu

Cultura

Jorge Marques, colaborador do Jornal do Centro, lança novo livro este sábado

por Redação

30 de Junho de 2020, 10:51

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O escritor viseense Jorge Marques vai lançar o seu novo livro “Mar das Guitarras”. Este é o oitavo romance escrito pelo cronista do Jornal do Centro.

Em entrevista ao programa Espaço Atualidade, o autor diz que a obra reflete as experiências que viveu enquanto esteve na zona do Mediterrâneo e as caraterísticas culturais daquela região, incluindo a música.

“Foi o regresso a memórias que eu tinha, porque trabalhei no Mediterrâneo durante alguns anos e andei a circular por vários lugares. De repente, associei o livro à minha paixão pela música e às memórias do tempo em que ali vivi. E desatei a contar uma história que anda muito focada na música e na dança, mas também nos lugares por onde passei”, explica.

“Mar das Guitarras” também reflete sobre a origem do fado, que tem marcado a música portuguesa das últimas décadas.

Jorge Marques acredita na versão mediterrânica de como o fado surgiu. Segundo esta versão, “é uma música que mistura coisas árabes e sons bizantinos e judaicos e que vem por esse Mediterrâneo”. “Na Andaluzia, cozinha-se um bocado e depois é que vem para Lisboa”, conclui.

O autor e colaborador do Jornal do Centro esteve à conversa no Espaço Atualidade. “Mar das Guitarras” será apresentado este sábado (4 de julho) no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts