07 Jul
Viseu

Cultura

Oferta gratuita desvaloriza trabalho cultural, alerta encenador

por Redação

20 de Maio de 2020, 16:59

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A oferta gratuita que surgiu nas plataformas digitais desvaloriza o trabalho cultural. A opinião é do encenador e dramaturgo Fernando Giestas, da companhia Amarelo Silvestre.

Em entrevista ao Jornal do Centro, o criador do grupo de teatro de Canas de Senhorim não escondeu as “muitas dúvidas” que teve sobre a “avalanche cultural” que surgiu em altura de pandemia.

“Isso cria uma falsa ideia de que os artistas conseguem fazer tudo sem dinheiro e condições e de que a vida é muito feliz e fácil. E não o é. Eu acho que damos muitas ideias erradas às pessoas, porque as coisas têm um custo e o seu valor artístico e não podemos desbaratá-las e, com isso, matarmos a nossa própria fonte de riqueza, que é o nosso trabalho e a arte”, sustenta.

Fernando Giestas alerta ainda que, com a paragem da atividade e a limitação de espectadores nas salas, vêm aí tempos difíceis para o setor da cultura.

“Vai ser um momento muito crítico. Os programadores também estão com muito receio e nós, artistas, corremos o risco de sermos duplamente penalizados porque programadores podem recusar apresentar espetáculos porque não têm condições de o fazer e não há viabilidade financeira para abrir uma sala de teatro”, lamenta.

Fernando Giestas considera ainda que a crise pandémica da Covid-19 veio demonstrar a debilidade dos contratos de apoio que não garantem estabilidade a quem vive da cultura.

“Veio tornar mais evidente uma prática que, infelizmente, era muito regular de adiamento ou cancelamento de espetáculos, porque uma câmara municipal lembrava-se, a certa altura, que o orçamento já não dava. Tivemos vários casos disso, por variadíssimos motivos, normalmente relacionados com o dinheiro. Esta prática já não é nada nova”, explica.

O encenador considera que, face a esta situação, as companhias de teatro devem unir esforços “para termos uma postura muito mais formal com as entidades com quem nos relacionamos”.

Fernando Giestas falou no programa Espaço Atualidade do Jornal do Centro, que pode ouvir na íntegra em podcast.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts