A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Uma noite para parar, descansar e sonhar em Parasomnia

 

Patrícia Portela

Criadora


 

Patrícia Portela fala sobre a receção do público ao Parasomnia


08-11-2019
 

O Teatro Viriato, em Viseu, convida esta sexta-feira (8 de novembro) e sábado (dia 9) o público a passar a noite no espaço cultural e a parar, descansar e sonhar.

Esta é a proposta da instalação performance Parasomnia, da performer Patrícia Portela, que explicou ao Jornal do Centro o objetivo desta apresentação.

“Nós passamos os dias todos a correr, com imensas tarefas e a sempre achar que estamos atrasados ou a tentar desligar, e aqui o objetivo é um convite para estar, ver e pensar no tempo e para se deitar, contando uma história”, começa por detalhar Patrícia Portela.

“Convidamos os espetadores a passarem o tempo que quiserem connosco e a percorrer várias salas, como as de espera, do sono, do sonho, do banho ou da ceia. No fundo, é uma preparação para se ter uma noite descansada com vários sonhos”, acrescenta.

Parasomnia já passou por vários locais do país, com uma boa receção por parte do público. Patrícia Portela diz que já houve pessoas que chegaram a ficar três horas a apreciar a instalação performance.

“O que é bonito ver muitas vezes é que nós estamos tão habituados a consumir em vez de estar, porque até com um espetáculo ou uma exposição queremos ver a correr para saber tudo. Aqui, não há nada para saber. Há coisas para descobrir que só com o tempo é que as pessoas descobrem. Acontece recebermos notícias de alguns espetadores que tiveram sonhos maravilhosos ou que saíram deste mundo e começaram a ver o mundo com um outro ritmo. E é isso o que se quer num espetáculo: que se ponha a pensar doutra maneira”, remata a criadora.

Parasomnia vai abrir, em Viseu, esta sexta-feira às 16h00 para as escolas e às 19h30 para o público em geral. No sábado, a performance pode ser assistida a partir das 18h00 e das 21h30.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT