09 Ago
Viseu

Cultura

Exposição de Pedro Cabrita Reis na reabertura da Quinta da Cruz

por Redação

15 de Maio de 2020, 12:43

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Quinta da Cruz, em Viseu, vai reabrir as portas na próxima segunda-feira (18 de maio), Dia Internacional dos Museus.

O centro de arte contemporânea vai comemorar a reabertura com a exposição “I dreamt your house was a line”, uma instalação de Pedro Cabrita Reis, que expõe pela primeira vez em solo na cidade de Viriato. A inauguração estava prevista para março, mas foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus.

A obra, concebida em 2003 para a University Art Gallery of Massachusetts, Dartmouth nos Estados Unidos, passou a fazer parte da coleção do Museu de Serralves em 2017.

Em Viseu, a escultura reinstalada na casa principal da Quinta da Cruz vem acrescentar uma “mais valia muito particular” à obra, como diz Pedro Cabrita Reis, que fala de uma outra “liberdade criativa”.

Pela primeira vez, o desenho das luminárias na parede é “livre e solto”, não obedecendo a uma geometria ortogonal e “rompendo com as estruturas de anteriores instalações”. Pedro Cabrita Reis diz que a obra vai mostrar uma “alegria construtiva” e uma “complexidade barroca” na Quinta da Cruz.

O vereador da Cultura da Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, fala de uma reabertura “especialmente feliz e inspiradora” para a Quinta da Cruz e diz que a exposição “confirma ainda o valor e o potencial do Centro de Arte Contemporânea de Viseu, enquanto polo de descentralização cultural no país”.

A Quinta da Cruz pode ser visitada a partir de segunda-feira, com medidas de segurança e higiene face à prevenção da Covid-19. As visitas exigem inscrição prévia e o uso de máscara será obrigatório, assim como o cumprimento da distância social aconselhada pela Direção-Geral de Saúde. No espaço, só poderão permanecer um máximo de oito pessoas de cada vez.

Os que queiram visitar deverão preencher um formulário para reservar as visitas. De 19 a 22 de maio, as visitas estão marcadas para as 11h00, 15h00 e 17h00.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts