05 dez
Viseu

Agenda

Exposição sobre a história do Castro de Santa Luzia no Museu do Quartzo

por Redação

26 de outubro de 2020, 14:03

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

O Museu do Quartzo, em Viseu, inaugurou no último domingo (25 de outubro) a exposição “Do Bronze ao Aço”, que reflete sobre a história do lugar que acolhe o espaço museológico, o Castro de Santa Luzia.

A mostra promete revelar novos capítulos de uma história que remonta à Idade do Bronze, há três mil anos, e à ligação umbilical entre o Castro de Santa Luzia e as explorações mineiras realizadas ao longo dos anos.

Os visitantes são convidados a viajar no tempo e a conhecer a história daquela que foi uma das mais importantes minas de quartzo no país, que é hoje um dos monumentos do património natural de Viseu.

A exposição traz também um olhar atento à história da Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos, de Canas de Senhorim, que, entre 1961 e 1986, aqui se instalou para explorar toneladas de quartzo, que transformava em ferro-silício, para uso no setor metalúrgico.

A mostra inclui ainda uma componente audiovisual na qual são apresentados testemunhos de pessoas que, ao longo dos anos, estiverem envolvidas na história do Castro de Santa Luzia.

Os testemunhos incluem os do historiador e arqueólogo Alberto Correia, responsável pela condução dos trabalhos de arqueologia aqui realizados nos anos 1980, enquanto decorria a exploração do quartzo, assim como os dos ex-mineiros Idálio Ferreira e Hermínio Silva Dias e de Maria da Glória Lopes, que apresenta um testemunho sobre o outro lado das explorações e o seu impacto no quotidiano da comunidade e dos moradores da zona.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts