27 out
Viseu

Desporto

Lusitano de Vildemoinhos vai a jogo sem realizar testes à Covid-19

por Redação

20 de setembro de 2020, 13:33

Foto Igor Ferreira

Viseu é considerada uma zona de transmissão comunitária ativa

CLIPS ÁUDIO

O Lusitano de Vildemoinhos, que este domingo joga fora com o Lusitânia de Lourosa em jogo da primeira jornada do Campeonato de Portugal, vai para dentro de campo sem realizar testes à Covid-19, numa altura em que Viseu se encontra como uma zona de transmissão comunitária ativa. 

Segundo os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a retoma da atividade desportiva, o órgão que tutela o futebol nacional "considerará a realização de testes laboratoriais para SARS-CoV-2 aos praticantes e árbitros de futebol, futsal e futebol de praia, de acordo com a Orientação 036/2020 da DGS, e tendo por referência a situação epidemiológica a nível regional e local, e os recursos disponíveis".

Isto quer dizer que se houver jogo "entre equipas de zona(s) com transmissão comunitária ativa de SARS-CoV-2", os clubes terão de fazer "testes aleatórios até 48h antes da competição". O regulamento da FPF diz ainda que "a(s) zona(s) com transmissão comunitária ativa são identificadas e comunicadas oficialmente à Federação Portuguesa de Futebol pelas Autoridades de Saúde territorialmente competentes". Após esta comunicação ser feita à FPF, o órgão máximo do futebol nacional "informará as equipas e atletas que podem ser alvo de testes laboratoriais aleatórios, no sentido de garantir uma maior vigilância aos clubes localizados em zonas com transmissão comunitária ativa de SARS-CoV-2".

Contactadas as autoridades de saúde pública, não souberam prestar esclarecimentos. Também contactado o presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Carlos Lopes, remeteu as responsabilidades para as entidades competentes e para a Federação Portuguesa de Futebol.

Fonte ligada ao Lusitano de Vildemoinhos assume que o clube não foi contactado por nenhuma entidade para que fossem realizados os testes à Covid-19 aos jogadores. 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts