05 dez
Viseu

Desporto

Trail Rota da Truta passa a ser Demo Trail em 2021

por Redação

07 de novembro de 2020, 08:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Pedro Sousa, presidente dos Runners do Demo (Vila Nova de Paiva, conta como se fazem campeões numa modalidade em que correr e caminhar não é nada fácil


 

Para quem não sabe, o que é um trail?

São percursos, quer de estrada quer de terra batida, percorridos a correr ou andar. O trail tem zonas de elevado grau de dificuldade a subir, nem sempre dá para correr. Depois temos as vertentes do trail que se definem pelas distâncias que são percorridas.


 

Como vê o crescimento da modalidade?

Desde o início nós tivemos um trabalho árduo para as pessoas entenderem o que estávamos a fazer porque era uma palavra esquisita num concelho mais pequeno, como Vila Nova de Paiva, no interior, onde as pessoas não estão tão familiarizadas com o atletismo e elas próprias desconheciam. Neste momento, temos cada vez mais pessoas a querer pertencer à nossa associação.


 


 

Apesar deste crescimento, acha que há algum desfasamento da modalidade a nível nacional e regional?


 

Penso que não. O trail em Viseu, temos aqui pessoas que se dedicam a isto com gosto e querem fazer desta modalidade uma coisa em grande, no distrito de Viseu uma coisa em grande e o facto disso é vermos provas que já são organizadas aqui no distrito com renome e qualidade.

Os atletas de Viseu também têm tido uma grande evolução e estão a apresentar-se nos campeonatos nacionais numa excelente forma, por isso acho que o trail neste momento na nossa região está a ter uma evolução bastante positiva.


 


 

Este ano sagraram-se campeões nacionais duas vezes. Qual foi o sentimento desta conquista tão importante?


 

Em três títulos possíveis conquistamos dois. O campeonato nacional de trail, ultra e ultra endurance. Conquistamos o de trail, ficamos em quarto no de ultra e sagramos-mos campeões nacionais no ultra endurance.

É um culminar de quatro anos de um projeto e fruto do envolvimento de mais pessoas. Há aqui um pormenor. Sem patrocinadores e o apoio do município de Vila Nova de Paiva não seria possível.


 

Como foi preparar esta época, num ano tão atípico como este?

A primeira coisa que fizemos foi nomear um diretor desportivo. O Bruno Bispo foi uma pessoa importantíssima em todo o processo desta época. Como disse, não temos só pessoas que fazem os campeonatos nacionais, temos pessoas que só fazem caminhadas e têm o valor delas dentro da associação mas depois temos a parte mais competitiva que tem de se organizar de uma forma diferente do resto porque há objetivos a concretizar e há planificações que tivemos de fazer para podermos chegar a esta altura e termos dois campeonatos ganhos.

Mas não foi fácil para os atletas poderem-se preparar com o confinamento em março, com a falta de provas para poderem competir. Quando começaram a treinar, começaram a preparar estas duas provas do campeonato nacional juntamento com o Bruno e foi um culminar de um trabalho que não foi fácil, numa época muito atípico.


 


 


 

Todos os anos organizam uma prova de Ultra Trail. Para o ano o que estão a preparar?

Vamos alterar o nome da prova, por uma questão de estratégia. O nosso trail chamava-se o trail Rota da Truta, porque o Rio Paiva sempre foi conhecido como as trutas do rio e achamos na altura que seria um bom nome. Mas as necessidades foram-se alterando e o que queremos neste momento é associar duas coisas: Terras do Demo e Runners do Demo. As pessoas associarem as duas coisas e saber que quando falam do Demo Trail, sabem que estão a falar de Vila Nova de Paiva e dos Runners do Demo.

Quanto à organização do trail, vamos ver como vão decorrer as coisas, mas está previsto que aconteça a 30 de maio de 2021.


 


 

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts