29 nov
Viseu

Lifestyle

Kit de robótica quer ajudar a “ensinar” crianças e adolescentes

por Redação

22 de novembro de 2020, 08:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Rolando Barradas, estudante de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a coordenar o desenvolvimento de um kit de robótica educativa destinado a crianças e adolescentes.

 A ideia surgiu de um dos trabalhos da tese de doutoramento deste investigador e tem a orientação dos docentes, Salviano Pinto Soares e António Valente, da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD.

Com um consórcio formado por cinco escolas de ensino básico, o Colégio Paulo VI, em Portugal, e outras quatro na Turquia,  Itália, Lituânia e Croácia,  por uma empresa portuguesa de formação de professores e por uma empresa especializada em consultoria de projetos de Inglaterra, este projeto tem como objetivo o "desenvolvimento de um kit de robótica educativa destinado, numa primeira fase, a crianças e adolescentes entre os 10 e os 13 anos de idade, que possa ser utilizado como uma ferramenta de ensino interdisciplinar, aplicada diretamente nos currículos”, explica Rolando Barradas.

O também investigador do INESC TEC considera que a utilização deste tipo de ferramentas promove as “competências técnicas dos alunos, permitindo o desenvolvimento de outras competências indispensáveis no século XXI tais como o pensamento computacional e a resolução de problemas”.

Adicionalmente, o consórcio pretende desenvolver um teaching and learning toolkit, ferramenta com atividades para alunos e práticas pedagógicas em cenários educativos inovadores para professores, e um livro com as experiências de ensino e as perceções dos alunos sobre as práticas pedagógicas utilizadas no projeto.

Enquadrado nas iniciativas nacionais de estímulo ao Pensamento Computacional, como o Code2030 e europeias, como por exemplo, a  STEM Education, este projeto pretende também atrair futuros alunos para a área das Ciências e Tecnologia através da promoção da Robótica Educativa.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts