01 out
Viseu

Região

Politécnico de Viseu poderá ter aulas ao sábado no próximo ano letivo

por Redação

15 de agosto de 2020, 08:30

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Instituto Politécnico de Viseu poderá vir a ter aulas ao sábado no próximo ano letivo, possibilidade que surgiu de modo a permitir as aulas presenciais em tempo de pandemia. Esta medida encontra-se, atualmente, a ser discutida por várias identidades académicas.

Bruno Faria, presidente da Federação Académica de Viseu, afirma que as aulas ao sábado poderão ser uma mais valia “para haver mais turnos e para que todas as instituições consigam dar as aulas necessárias”. “Parece-me lógico as aulas ao sábado, senão não iremos conseguir ter aulas na instituição”, complementa.

Uma das principais preocupações a ter em conta nesta medida será a necessidade de contratar ou não mais professores, acrescenta ainda Bruno Faria.

Também na Associação Académica esta medida é vista como benéfica. “Acho que é uma boa medida para que estudantes continuem com a mesma aprendizagem presencial, porque vimos que o online nem sempre resulta”, diz Beatriz Vouga.

Já Filipe Almeida, presidente da Associação de Estudantes da Escola da Agrária, diz que a prioridade é estarem reunidas as condições suficientes de higiene e segurança para os alunos. “O início das aulas presenciais é mais viável porque as aulas práticas na nossa escola são bastante importantes”, sublinha ainda.

Por fim, a presidente da Associação de Estudantes da Escola de Enfermagem, Maria Inês, realça que a medida ainda está a ser estudada de forma a não afetar ninguém. “Desde que exista um método de avaliação consistente e que não prejudique nem os alunos nem os funcionários, não existe qualquer problema”, sustenta.

Sabe-se também que os alunos finalistas de Enfermagem já se encontram a estagiar na respetiva área. “[Os alunos] estão agora a acabar o estágio, estão a apresentar as monografias, e está tudo a correr com segurança, com as medidas de segurança e com a precaução máxima”, conclui.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts