05 dez
Viseu

Saúde

Antigo Hospital de Lamego com clínica de hemodiálise em 2021

por Redação

20 de outubro de 2020, 10:26

Foto D.R./Misericórdia de Lamego

CLIPS ÁUDIO

O antigo Hospital de Lamego vai receber uma nova clínica de hemodiálise. As obras já estão a decorrer no edifício que acolheu os serviços de ortopedia e cirurgia do antigo hospital, que é da propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Segundo a instituição, a nova valência terá capacidade para cerca de 30 postos de tratamento. A Misericórdia de Lamego garante que a clínica de hemodiálise visa resolver “uma das graves carências do concelho de Lamego e do Douro Sul na área da saúde”, neste caso a inexistência de tratamentos de hemodiálise.

A nova clínica pretende, assim, evitar as deslocações que os doentes renais crónicos da região fazem a Peso da Régua e Vila Real.

Para a concretização da obra, a Misericórdia de Lamego celebrou um protocolo com uma empresa privada sediada na zona do Porto, com vista a um aluguer durante 19 anos e a possibilidade de renovação por mais 10 anos.

As receitas que decorrerão deste acordo vão ajudar a Misericórdia a atingir o ambicionado equilíbrio financeiro e a reforçar a sua componente de assistência social”, explica o provedor António Marques Luís.

A futura clínica de hemodiálise deve entrar em funcionamento em 2021 e estará equipada com tecnologia inovadora, disponibilizando aos doentes e às equipas de saúde as melhores condições para as suas atividades e tratamentos diários.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts