25 jan
Viseu

Lifestyle

Em 2021, deixe-se embalar pela natureza

por Redação

03 de janeiro de 2021, 08:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Quer começar o ano novo a respirar ar puro? Aqui fica um roteiro do que pode fazer nos próximos dias, e até nas próximas semanas e meses... porque visitar, passear e aproveitar o que a natureza tem para oferecer pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar.

E não se esqueça, leve a a máquina fotográfica e o tripé e registe momentos memoráveis, por exemplo, nos muitos baloiços panorâmicos que estão espalhados um pouco por toda a região. Aqui ficam alguns que já fizeram história, principalmente durante este tempo de pandemia em que o distanciamento social obrigou a procurar novos “caminhos”.

 

 

Baloiço dos Penedros da Cabeça – Lamas de Ferreira, Sátão
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40°46’45.1″N 7°43’26.5″W
Os baloiços são locais de lazer, mas situados no sítio certo, podem também ser locais de reflexão. Assim é o Baloiço de Penedros, na Freguesia de Lamas de Ferreira. O autor do projeto, um jovem local refere que “é um local para relaxar, sentir, pensar e fazer desporto, mas tem muito mais para ver na zona além do baloiço”. O local onde está a estrutura, chama-se Penedros da Cabeça por um motivo simples: à volta estão espalhadas várias cabeças de pedra — como a Cabeça do Mudo, Cabeça do Cego, Cabeça do Homem, Cabeça do Camaleão e do Dragão.
 

 

 

Baloiço de Colherinhas – Aguiar da Beira
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.724612, -7.592927
Considerado um dos baloiços mais deslumbrantes de Portugal, encontramos em Aguiar da Beira, mais um motivo para conhecer a localidade de Colherinhas e seu Baloiço, com o mesmo nome.

 

 

Baloiço da Cabeça – Aguiar da Beira
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.753294, -7.456492
No cimo da Serra do Pisco, a mais de 900m de altitude encontramos o Baloiço do Pisco, uma atração localizada a poucos metros do talefe. Este local é perfeito para relaxar e distingue-se dos demais pois a sua base é larga, podendo suportar até duas pessoas sentadas. Com uma vista deslumbrante sobre a montanha é mais um local onde a sua passagem é obrigatória.

 

Baloiço da Urgueira
Como chegar?
Coordenadas GPS: 40.747119, -7.424253
Mais um baloiço que tenciona proporcionar aos seus visitantes um momento de descontração em sintonia com o espaço em que se envolve. Localizado em plena natureza, daqui poderá absorver a acalmia da aldeia da Urgueira, tendo como pano de fundo a Serra do Pisco, contemplando a sua beleza e deixando-se invadir por um sentimento de tranquilidade onde a música envolvente é o chilrear dos passarinhos. Visite este local fantástico.

 

 

.

Baloiço da Pedreira – Castro Daire
Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.818910, -7.933761
Localizado numa antiga Pedreira, em Castro Daire, encontramos o Baloiço da Pedreira. Foi construída devido à vista surpreendente sobre um lago azul, contrastando com o cenário onde foi depositado. A paisagem é deslumbrante e digno de uma passagem para sentir o poder do silêncio. Ainda aí está?

 

Baloiço da Foz do Cabril – Castro Daire
Como Chegar ?
Encaixada entre o maciço da Gralheira e a serra do Montemuro, o Baloiço da Foz Cabril, em Castro Daire, é o ponto de encontro entre o rio Tenente e o rio Paiva. Este local é uma excelente zona de recreio e lazer e onde instalaram o novo Baloiço do concelho. Não vai querer perder.

 

Baloiço do Pego – Castro Daire
Como Chegar ?
Junto às margens calmas do rio Paiva, encontramos o Baloiço do Pego, uma zona para quem gosta de se sentir em comunhão com a natureza pura, pois é o que aqui vai encontrar. Relaxe e desfrute desta harmonia.

 

 

Rota dos Baloiços – Oliveira de Frades
Como Chegar ?
Coordenadas GPS – Baloiço do Rio: 40.738318, -8.319416
Coordenadas GPS – Baloiço Terra e Mar: 40.703484, -8.289165
Coordenadas GPS – Baloiço da Serra: 40.720048, -8.297680
É constituída por três baloiços em diferentes locais da Freguesia com o objetivo de divulgar as excelentes paisagens naturais de quem os visita. Devidamente identificados estão o Baloiço do Rio (construído perto da Barragem de Ribeiradio com uma vista soberba sobre o Rio Vouga), o Baloiço Terra e Mar (se por um lado se avista o rio, por outro avista-se a imensidão da serra) e o Baloiço da Serra (situado num dos pontos mais altos da Serra do Ladário, com uma vista fenomenal sobre o vale do Vouga). Vamos lá!

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts