29 out
Viseu

Lifestyle

Já conhece a app que luta contra o desperdício alimentar?

por Redação

18 de outubro de 2020, 08:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Em Portugal, estima-se que, por ano, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, cerca de 130 quilos de comida por ano, por pessoa.

A frase “Leva a Comida a Sério” é o mote da aplicação Too Good To Go, no lançamento da primeira campanha em Portugal.

A campanha, que já circula em outdoors em vários pontos das cidades portuguesas, vem reforçar um dos compromissos da marca Too Good To Go no nosso país - fomentar na sociedade, o respeito pelos alimentos e um consumo mais consciente e responsável.

Frases como “Come tudo até ao fim!” ou “Não brinques com a comida” são expressões que certamente já todos ouvimos. Sábios apelos e conselhos de alguém que a dada altura da nossa vida, nos pedia respeito, pelo que nos era servido no prato.

Somos um povo que se senta à mesa para celebrar, discutir ideias, degustar entradas ou sobremesas, apreciar pratos que serão servidos naquele momento ou que já fizeram parte da ementa de momentos especiais, ou memoráveis. O que torna quase irónica a quantidade de alimentos que é desperdiçada em Portugal. Se somos um povo que culturalmente usa a mesa e uma boa refeição para motivo de celebração, porque não nos preocupamos em garantir o reaproveitamento destes momentos a que tanto damos valor? A resposta está na consciencialização, ou na falta dela. E este é o momento ideal para começar a dedicar uma preocupação especial a este tema. Isto porque, em Portugal segundo o PERDA - Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar estima-se que "por ano, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida por ano, por pessoa. Sendo que as famílias portuguesas desperdiçam 324 mil toneladas".

A empresa de sustentabilidade alerta que para haver impacto e conseguir mudar o panorama do desperdício alimentar precisamos de trabalhar em conjunto, não só na educação dos mais novos, mas também na mudança dos hábitos de consumo dos mais velhos. Mas igualmente urgente, é a necessidade de combater o desaproveitamento alimentar em diversos tipos de negócio, para isso a marca Too Good To Go, ajuda os comerciantes a recuperar os custos de produção e a diminuir a sua pegada ecológica no nosso meio ambiente. A ambição é que todos os setores se unifiquem em prol da causa, lutando por um futuro risonho para toda a população.

Agora a divulgação sai da internet e chega às ruas portuguesas, num conceito simples e cativante que se desdobra em três retratos e pequenos filmes de 30 segundos para os meios de comunicação social. O intuito dos filmes é contar o que está por detrás de cada momento descontraído e informal que deu origem a cada um dos retratos da campanha. A ideia foca-se no respeito pelos alimentos e no bem-estar e conforto que estes nos possibilitam.

A marca relembra aos portugueses que "através desta aplicação, todos podem dar uma segunda oportunidade a refeições e alimentos que seriam habitualmente desaproveitados, enquanto ajudam a salvar o planeta. Porque a comida e o desperdício alimentar, são verdadeiramente, temas demasiado sérios para ignorar". E com apenas três simples passos, qualquer consumidor comum pode ajudar a acabar com o desperdício alimentar - para isso basta que os mais preocupados façam estes três processos, "Download, comprar, e ir buscar".

Só em Portugal a marca já se associou a cerca de 345 mil pessoas, ajudando assim, a salvar mais de 178 mil refeições com a parceria de 1266 entidades comerciais, que englobam centenas de cafés, restaurantes, supermercados e padarias por todo país.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts