21 out
Viseu

Lifestyle

Made in Portugal: Marcas de roupa para apoiar o comércio nacional

por Redação

18 de outubro de 2020, 08:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Com o surgimento do novo coronavírus, foi necessário o confinamento numa fase inicial da propagação pandémica. Isso resultou no fecho temporário ou definitivo de diversas marcas nacionais. No entanto, existem também muitos exemplos de marcas portuguesas que superaram esta fase mais negativa e reajustaram os seus modelos de negócios, retirando proveito das pessoas estarem fechadas em casa e só terem acesso ao comércio digital. E foi no online que as seguintes marcas deram a volta por cima, numa altura em que o e-commerce assume uma nova importância na vida de todos nós. Neste sentido, é cada vez mais importante apoiar o mercado nacional e, por isso, damos-lhe a conhecer quatro marcas portuguesas em crescimento, uma delas criada em Viseu. 

Veja abaixo de que marcas estamos a falar e prepare-se para enfrentar escolhas difíceis na hora de comprar, pois existem diversas peças de roupa que certamente o vão conquistar.

.

Mavie

 

E a primeira parte de Viseu para todo o país! É uma marca portuguesa para pessoas felizes e desenvolvida por uma jovem de Viseu. Criada em 2019, com peças originais e extravagantes que primam por marcar pela diferença. A marca de vestuário surgiu com intuito de alegrar o dia-a-dia das pessoas que vestem as suas peças. A marca recorre frequentemente a frases animadas do quotidiano, um ícone da marca, que prometem levar a melhor disposição e o espírito descontraído aos portugueses.
Desde de t-shirts, sweats simples ou com folhos e turbantes com um toque único e irreverente, para todas as idades.

Mais do que uma marca de roupa, a “Mavie” pretende levar mensagens fortes que gostamos de passar para o mundo que nos rodeia.

.

Isto

 

Este é um excelente exemplo de uma marca portuguesa com um modelo de negócios independente. Isto é, nesta marca paga apenas a confeção e as despesas inerentes a logística da fabricação e envio da roupa. A “Isto” vive simplesmente livre das restrições da indústria ou da mentalidade de um investidor, mas, o mais importante, livre das demandas frenéticas estabelecidas pela agenda da alta moda contemporânea. 

O objetivo da marca é que as pessoas saibam o que querem e como querem, independentemente de qualquer tendência que surja. E Isso faz toda a diferença num mundo em que todos temos de nos reger às variadíssimas complicações associadas ao capitalismo das marcas. A empresa fundada na Capital Portuguesa, decide assim com quem trabalha e como colabora. E o único que pode influenciar essas decisões é o próprio cliente. É ainda um bom exemplo de empresa sustentável, visto que, todos os nossos fornecedores da “Isto” possuem certificação GOTS, que significa Padrão Têxtil Orgânico Global.

É um grande negócio para as fábricas de confeção nacionais, para outras marcas de roupa e para os consumidores. Em suma, é um grande negócio para o planeta e um bom motivo para conhecer desde já a marca!

.

Ambitious

 

Esta marca surgiu da vontade de criar um negócio familiar baseado na qualidade, tradição e excelência da fabricação de roupa e calçado desportivo. Com uma atitude prospetiva e com o objetivo de desenvolver uma nova abordagem, essencialmente para o calçado masculino, a empresa, fundada em Portugal em 1994, investiu em inovação tecnológica e, aplicou ferramentas e técnicas inovadoras, com foco na criação de uma marca que procura o aumento do valor agregado às peças de vestuário.

A “Ambitious” salvaguarda o fenómeno da prevalência de tradições conjugadas com a inovação: por um lado, conta com o know-how e a vasta experiência na fabricação de calçados. Por outro lado, a atualização constante de novas tecnologias e tendências atuais permite criar projetos únicos e inovadores. 

Da coleção, fazem parte diversas peças criativas, desde fatos de treino a sapatilhas, que projetam a roupa desportiva com grande atenção aos detalhes, atualizando tendências com modelos híbridos e inesperados. Uma boa opção para quem gosta de marcas que se reinventam constantemente.

.

+351

 

É o código indicativo internacional de Portugal e quer dizer isso mesmo: que ali há roupa e acessórios portugueses.

É difícil haver espaço mais português do que este. Desde o nome da marca, à localização e a toda a coleção que é produzida nas fábricas, a “+351” tem sido o exemplo de que as marcas portuguesas são cada vez mais procuradas, e nesta fase em que nos convertemos cada vez mais ao comércio digital, esta empresa faz o paralelismo entre mercado físico e online, tendo também já algumas lojas presentes em algumas cidades portuguesas, como são exemplo, as lojas de Lisboa e Porto.

A marca conta com um design inovador, mas ao mesmo tempo bastante minimalista, recorrendo a beleza da simplicidade, mas mantendo os altos padrões de qualidade. Não faltam motivos para conhecer esta marca nacional!

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts