05 dez
Viseu

Cultura

Viseu: Vereador da Cultura garante segurança nos espetáculos do Multiusos

por Redação

22 de outubro de 2020, 15:32

Foto Arquivo Jornal do Centro

Pela sala de espetáculos vão passar a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a fadista Mara Pedro e, ainda, a Orquestra Filarmonia das Beiras

CLIPS ÁUDIO

A partir de hoje (22 de outubro) e até domingo, o pavilhão Multiusos de Viseu recebe três espetáculos no âmbito do festival Art&Tur - Festival Internacional de Cinema de Turismo.

Por lá vão passar a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a fadista Mara Pedro e, ainda, a Orquestra Filarmonia das Beiras.

O vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viseu garante segurança no evento e adianta que o pavilhão Multiusos é “a sala mais segura de Viseu”.

“A cultura não foi suspensa. Os teatros continuam a funcionar, as salas de espetáculos cumprindo as exigências, continuam a funcionar e o Multiusos é um sítio absolutamente seguro. Tem grande dimensão, permite um hiper distanciamento social entre participantes, permite circuitos de entrada e saída sem cruzamento, é higienizado, garante a dispensa de álcool-gel para todos os utilizadores e o uso obrigatório de máscara será adotado”, sublinha Jorge Sobrado, garantindo que o município de Viseu cumpre “escrupulosamente” todas as exigências e requisitos que foram apresentados pela autoridade de saúde local.

“Se fosse perigoso não teríamos um parecer técnico sobre o plano, mas sim, uma ordem de não realização”, acrescenta. 

“Cumprimos todas as exigências e trabalhámos de uma forma articulada e cooperante com a autoridade de saúde local e trata-se de não cancelar um direito fundamental que é o acesso à cultura e à prática artística com toda a segurança. Não tenho conhecimento que a atividade cultural que segue, escrupulosamente, os procedimentos, as regras e as normas sanitárias, tenha gerado um único caso de contágio Covid-19 em Portugal”, destaca.

O número limite de pessoas a ocupar o recinto é de 74, no caso de serem não conviventes. A capacidade aumenta em função dos conviventes. “No momento da reserva do bilhete, as pessoas dizem se são coabitantes ou conviventes, isto é, se são marido e mulher ou pai e filho”, conclui. Todos os lugares são sentados. 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts