03 mar
Viseu

Saúde

Covid-19 pressiona Centro Hospitalar. Mais de uma centena de doentes internados

por Redação

06 de janeiro de 2021, 11:38

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) tem internadas 125 pessoas infetadas com Covid-19. A informação foi confirmada esta quarta-feira (6 de janeiro) ao Jornal do Centro pela instituição de saúde, que anunciou a abertura da quinta enfermaria Covid no sexto piso do Hospital de Viseu.

Neste momento, os doentes infetados com o novo coronavírus ocupam já todo o sétimo piso. Cento e quinze internados encontram-se acamados nas enfermarias, enquanto 10 estão nos cuidados intensivos. O Hospital tem capacidade para acomodar 130 doentes Covid.

Em nota, a administração do CHTV refere que foi registado “um aumento do número de infeções” pelo novo coronavírus, à semelhança do que acontece noutros pontos do país, muitos deles oriundos dos lares. O número de internamentos, tendo em conta os dados divulgados semanalmente, quase que duplicou nos últimos 15 dias. Um período de tempo onde se ficou a conhecer surtos em residências para idosos em Viseu, Mangualde, Nelas e Vouzela, entre outros.

O Jornal do Centro sabe que esta unidade hospitalar pode avançar a qualquer momento para outro tipo de medidas, nomeadamente na reorganização de serviços.

Em cima da mesa estão também a ser estudados vários cenários, caso a pressão aumente nesta unidade hospitalar e que pode passar pela ativação do Pavilhão do Fontelo como hospital de retaguarda.

Nas Urgências, também se sente já uma maior pressão, com uma maior predominância de casos suspeitos de Covid em detrimentos dos casos de gripe. 

“Face ao crescente número de infetados, estamos a reforçar a capacidade do hospital mas é fundamental não baixar a guarda”, pode ler-se no comunicado do CHTV.

A administração sublinha ainda que é necessário manter os conselhos da Direção-Geral da Saúde e redobrar os cuidados para baixar a curva de infeções.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts