29 nov
Viseu

Sernancelhe

Sernancelhe com novos pontos de recolha de óleo usado

por Redação

27 de outubro de 2020, 18:50

Foto D.R./Câmara de Sernancelhe

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Sernancelhe instalou 26 oleões no concelho, de modo a incentivar os habitantes a fazerem a reciclagem de óleos alimentares usados.

A iniciativa, que abrange todas as freguesias do concelho sernancelhense, terá como objetivo “a correta separação e deposição deste tipo de óleos domésticos, a recolha seletiva, o transporte e o encaminhamento para tratamento”, segundo a autarquia. O destino final dos óleos será a reciclagem para produção de biodiesel.

“O objetivo do Município é ainda garantir aos munícipes um serviço de que não dispunham e dar mais um importante contributo para a sustentabilidade ambiental do Concelho. Daí que tenha assumido integralmente o custo anual por oleão instalado, na certeza de que o investimento é justificado pelos benefícios que trará para as atuais e futuras gerações”, acrescenta a autarquia liderada por Carlos Santiago.

Os oleões estão equipados com um sistema de sensorização “que permite que os mesmos sejam monitorizados em tempo real, sabendo-se qual o estado de enchimento do oleão, o número de depósitos que foram lá colocados e ainda um sistema de identificação para interação com os utilizadores através de aplicação móvel”, garantindo uma recolha dos dados em tempo real.

Já o sistema de interação com os utilizadores vai permitir uma “interação com os utilizadores/munícipes, através de uma aplicação móvel, em que dá incentivos a quem separar corretamente e encaminhar os óleos para estes depósitos de 200 litros de capacidade, de cor azul, que agora estão em todas as freguesias e localidades”.

A Câmara irá também realizar, juntamente com a empresa concessionária do serviço, uma campanha de sensibilização com ações junto das escolas e dos munícipes, com vista a “incentivar a utilização destes equipamentos e a importância de os óleos alimentares usados poderem ser reciclados”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts