26 fev
Viseu

Viseu

Obras Sociais de Viseu lançam projeto para ajudar famílias em crise

por Redação

23 de fevereiro de 2021, 10:15

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

As Obras Sociais de Viseu lançaram o novo projeto Link Social Viseu, no âmbito do CLDS 4G Viseu, com vista a apoiar pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social no concelho.

O projeto visa atender e acompanhar estas pessoas que passaram a ficar mais vulneráveis com a crise provocada pela atual pandemia, tendo como objetivo “reforçar a capacidade de resposta dos serviços de ação social do concelho de Viseu, contribuindo para a manutenção das respostas e da qualidade do trabalho que desenvolvem”

Isto quando, diz em comunicado as Obras Sociais, as exigências “são cada vez maiores, dados os condicionalismos decorrentes da atual pandemia, com todas as suas implicações ao nível da saúde, da economia e do bem-estar social”.

A instituição pretende prestar informação às pessoas e famílias apoiadas sobre direitos, apoios e prestações sociais, assim como outros benefícios e serviços na comunidade local que possam servir para satisfazer as necessidades e resolver problemas.

As Obras Sociais pretendem fazer ainda mediação e encaminhar, com o consentimento prévio dos visados, os seus casos para outras respostas.

O Link Social Viseu destina-se a pessoas e famílias que estejam em situação de insuficiência económica, com ou sem carência alimentar, ou que tenham pessoas com deficiência ou incapacidade, filhos ou idosos dependentes e cuidadores informais.

O projeto abrange ainda pessoas e famílias que estejam em situação de isolamento profilático ou confinamento obrigatório e não tenham retaguarda familiar, que tenham problemas de saúde e não tenham acesso temporário aos seus serviços, que estejam em situação de rutura conjugal ou familiar, ou que sejam vítimas de violência doméstica, violência de género, bullying ou cyberbullying.

O projeto tem ainda como objetivo “empoderar as pessoas e as famílias na resolução dos seus problemas, através do acesso a recursos e oportunidades de mudança e de melhoria da sua qualidade de vida”, refere as Obras Sociais de Viseu.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts