26 fev
Viseu

V.N. Paiva

Vila Nova de Paiva disponibiliza Internet gratuita no centro do concelho

por Redação

23 de fevereiro de 2021, 11:03

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Vila Nova de Paiva passou a disponibilizar ligação gratuita à Internet nos principais espaços públicos do concelho.

A ligação foi feita após a autarquia ter visto aprovada a candidatura para o programa WiFi4EU, da União Europeia, que permitiu a criação desta nova rede.

A Internet pode ser acedida a partir de espaços como a Praça do Município, o Largo da Feira, o Complexo Desportivo, os paços do concelho, o Auditório Municipal e as Piscinas Municipais.

O presidente da Câmara Municipal, José Morgado, fala de um avanço que “representa muito” para Vila Nova de Paiva “porque damos mais um salto na coesão e competitividade territorial e social”.

O autarca destaca o impacto que a ligação Wi-Fi no centro da vila passará a ter na comunidade local, depois da instalação das redes de nova geração e fibra ótica no concelho.

“Depois de enviarmos a candidatura para a Comissão Europeia, fomos contemplados há cerca de um ano com o financiamento para a execução desta rede de acesso gratuito à Internet em espaços públicos na sede do concelho. Já tínhamos entrado na rede da nova geração e fibra ótica em mais de 50 por cento do concelho, mas este é um projeto giro e engraçado para os espaços públicos”, explica.

José Morgado frisa que esta ligação à Internet vai permitir assegurar a cobertura total do centro da vila. “Tivemos a capacidade de colocar estrategicamente no miolo do concelho, entre o Auditório Carlos Paredes, o Município, a Feira de Barrelas e os edifícios desportivos”, acrescenta o presidente da autarquia.

Para aceder à Internet, o utilizador apenas tem de procurar a rede WIFI4EU no seu telemóvel ou tablet, concordar com os termos e as condições, e iniciar a sessão.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts