05 dez
Viseu

Região

Covid-19: Aguiar da Beira sem casos, mas preparado para reforçar medidas de segurança

por Redação

01 de setembro de 2020, 11:13

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O concelho de Aguiar da Beira é, nesta altura, o único da região de Viseu que ainda não tem nenhum caso registado da Covid-19. Ainda assim, as autoridades locais já se preparam para o pior, não excluindo o apertar das medidas de segurança que já foram tomadas no concelho, que pertence à Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e ao distrito da Guarda.

A falta de infetados deixa satisfeito o comandante operacional municipal, António Ferreira. “Até à data, não temos nenhum caso registado no concelho. A autoridade de saúde ainda não nos comunicou tal facto. Deixa-nos todos satisfeitos, tanto às autoridades responsáveis como à população em geral”, frisa em declarações ao Jornal do Centro.

Ainda assim, António Ferreira admite que o evoluir da pandemia, com um aumento dos casos na região e no país, pode levar à adoção de novas medidas no concelho. Uma missão que servirá para tentar manter os zero casos em Aguiar da Beira, mas que será difícil, admite o comandante.

“Temos algumas medidas já implementadas. Junto com as instituições, vamos fazer novamente um briefing e tentar reforçá-las ainda mais, uma vez que há a confirmação de que os casos estão novamente a evoluir a nível nacional. Portanto, vamos ter de tomar ainda mais medidas do que já temos para tentar manter os zero casos. Sabemos que é praticamente impossível, mas vamos trabalhar para isso e avaliar a situação”, explica.

O comandante não descura, mesmo, a possibilidade de as visitas às instituições sociais voltarem a ser interditas e também a realização de mais desinfeções nos locais públicos de Aguiar da Beira, “que nós cancelámos por algum tempo e podemos vir a retomar  já em breve”.

António Ferreira também aponta as escolas como um fator de risco no concelho. Dado o arranque do novo ano letivo, o responsável garante que “estamos a tentar delinear, em todas as escolas do concelho” o plano de prevenção para que o regresso às aulas ocorra de uma forma mais segura.

“Temos de aplicar todas as medidas de desinfeção e higienização dos espaços para que as coisas venham a correr melhor”, conclui.

Nesta altura, a região de Viseu tem registados 806 infetados, 40 mortos e 647 recuperados desde o início da pandemia.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts