A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Aluna da Escola Básica João de Barros vence Prémio Literacia 3DI

23-05-2019
 

Matilde Augusto, aluna do sexto ano da Escola Básica João de Barros (Viseu), venceu o Prémio Literacia 3DI na categoria de Ciência. A iniciativa da responsabilidade da Porto Editora é dirigida aos alunos dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico de todo o país. A quarta edição da Literacia 3DI contou com a participação de 160 mil alunos a nível nacional.

O concurso tem quatro categorias: ciência, matemática, inglês e leitura. Matilde Augusto já tinha participado na edição anterior na vertente de matemática, no entanto como ficou pela fase distrital, este ano queria chegar à final e foi isso que a motivou a participar. A aluna considerou a prova difícil, mas “era acessível se as pessoas se esforçassem”.

“Quando ganhei nem quis acreditar, estava completamente embasbacada”, confessa Matilde. A estudante admite que ficou “muito contente” com os prémios, entre eles uma bolsa de três mil euros, um tablet e uma bolsa de cinco mil euros atribuída ao estabelecimento de ensino.

Matilde conta que teve muito apoio dos pais, da irmã e dos colegas. “Os meus colegas desejavam-me sempre boa sorte antes das provas”, diz a aluna. Confessa ainda que não sabe se quer participar noutros concursos. Para além desta competição Matilde também já tinha chegado à fase final do Concurso Nacional de Leitura.

No futuro a vencedora do Prémio Literacia 3DI na categoria de ciência quer seguir medicina.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT