05 dez
Viseu

Região

Apicultores da região recebem açúcar para abelhas em Mangualde

por Redação

20 de novembro de 2017, 11:56

Foto Arquivo Jornal do Centro

Governo instala nova plataforma de distribuição na sede da Coopbei

CLIPS ÁUDIO

A Cooperativa Agrícola e Apícola das Beiras (Coopbei) acolhe desde domingo (19 de novembro), na sua sede em Mangualde, uma das quatro plataformas criadas pelo Governo para apoiar os apicultores na alimentação das abelhas, que deixaram de ter comida depois dos incêndios de outubro.

Em declarações à Rádio Jornal do Centro, o dirigente Lopes Ribeiro revela que os apicultores da região Centro receberão 50 toneladas de açúcar "para se fazer o xarope com que vão alimentar as abelhas que sobreviveram [aos fogos]". A cada apicultor são entregues três quilos por colmeia numa iniciativa, que Lopes Ribeiro considera, inédita da parte do Estado.

O responsável da Coopbei acredita que, com a distribuição de açúcar, as abelhas poderão passar "perfeitamente" o inverno e a próxima época apícola. No entanto, Lopes Ribeiro também avisa que se a seca continuar, a ajuda pode ser insuficiente, pelo que os apicultores terão de pedir mais ajuda ao Governo.

Aos produtores de mel associados, a Coopbei está a fornecer abelhas-rainha ibéricas de forma gratuita e colmeias ao preço de custo.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts