A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Apresentada sobremesa oficial da Feira de S. Mateus

 

Diogo Rocha

Chef


 

Jorge Sobrado

Gestor da Feira de S. Mateus


15-04-2019
 

A Pousada de Viseu recebeu no último domingo (14 de abril) a apresentação da primeira sobremesa oficial da Feira de S. Mateus. No ano em que a cidade é Destino Nacional da Gastronomia, a organização do certame avançou com a ideia de criar um doce exclusivo para este evento.

O chef Diogo Rocha, que criou o novo doce regional, fala de um leite creme com caraterísticas especiais, realçando a ligação às “raízes” da região.

“Tinha de ser uma sobremesa que chegasse a um maior público, ou seja, que fosse mais habituado aos nossos sabores e não fosse um produto estranho. Para mim, era óbvio que tinha de ser um doce que nós pudéssemos mergulhar numa colher e tirar uma forma bem gulosa para podermos degustar esta sobremesa”, explica ao Jornal do Centro.

O doce, de nome S. Mateus, tem avelãs, tília e a maçã Bravo de Esmolfe entre os seus ingredientes. A apresentação desta sobremesa foi feita no âmbito do evento Viseu Doce, dedicado à doçaria regional. Para Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca e da Feira de S. Mateus, é importante fundir o passado e o presente, trazer as memórias aos mais antigos e criar aos mais jovens, tudo isto num prato único feito apenas com ingredientes regionais.

“A Feira vive das saudades do passado e do futuro. É um reencontro com as memórias da antiga doçaria tradicional, dos sabores de sempre, e também com as experiências que vão marcar as novas gerações”, sublinha.

A sobremesa foi confecionada em parceria com uma empresa agroalimentar, a Nutriva, e duas outras marcas, e representou o momento mais alto do Viseu Doce. Foram muitos os visitantes presentes no decorrer do evento, que se concentraram em maior número no momento da divulgação da receita e preparação deste doce.

O público pôde ter a oportunidade de conhecer todos os ingredientes utilizados na confeção do S. Mateus. Também foram distribuídas algumas taças para saborearem o mais recente sabor da Feira Franca.

O Viseu Doce representou um fim-de-semana de convivio, que juntou às tradições alguma modernidade e onde não faltaram doçaria, vinhos e espumantes do Dão.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT